Impactos Emocionais em Tempos de Pandemia nas Relações profiossinais


Postado por Ótica Revista

por Karina Rios Nobayashi

“Em uma pesquisa realizada pelo provedor de saúde mental Ginger, como relata a revista virtual saudebusiness.com, cerca de 69% dos colaboradores entrevistados disseram que o Coronavírus é o momento mais estressante de sua carreira, e 88% disseram ter experimentado estresse moderado a extremo desde que a pandemia começou”.

Desde o momento em que a pandemia foi   identificada, milhares de empresas foram   expostas a uma série de riscos estratégicos e operacionais. Tem sido preciso lidar, de um dia para o outro, com interrupções de fornecimentos, rescisões de contratos, aumento de custos, questões de saúde e segurança dos colaboradores além dos desafios referentes à demissões, mudanças de cargos e redução salarial.

Em circunstâncias normais, já é necessário conhecimento, expertise e experiência adequada para enfrentar  os desafios diários em uma empresa.  Neste momento, com tanta coisa acontecendo e tudo mudando de forma tão rápida, é imprescindível  a necessidade de auxílio, para melhorar o clima organizacional, assim como ter atenção aos aspectos emocionais

Com o psicológico abalado pelo medo de contrair a doença, muitos funcionários tendem a ficar mais dispersos e até a diminuir seu rendimento, a saúde, tanto física quanto mental, deve ser preservada, por isso a importância pela busca de atenção emocional, acolhimento e compreensão familiar.

O incentivo e apoio familiar é chave mestra neste momento, muitos funcionários tiveram salários reduzidos além de terem de se readaptar com ao ambiente home office, vale a pena lembrar que o fato de reconhecer as mudanças eleva o nível de motivação do indivíduo e a vontade de oferecer sempre mais, principalmente neste momento atual, por mais conflituoso que seja, é necessário este reconhecimento ao processo de adaptação.

E para fechar, não posso deixar de ressaltar a importância da Integração, mesmo com parte da equipe afastada, em home office, fora de seus cargos, readaptados entre outros, tente sempre manter a positividade e o encorajamento. Promova ações de integração, metas divertidas e reuniões, se mantendo próximos dos colegas e colaboradores, trocar ideias, dividir as experiencias deste momento fará sem dúvida toda diferença.

Seguindo algumas destas dicas, certamente o período se tornará mais leve e sua saúde mental se manterá mais sadia. Temos que lembrar que este período é passageiro e que, logo, estaremos em nossas rotinas novamente.