por Jenö Meggyesy
Gostaria de citar no começo desta matéria a célebre frase proferida pelo general e cônsul romano, Júlio César, em 47 a.C: “Veni, vidi, vici” ou traduzido do latim “Vim, vi, venci” para descrever esta carreira de sucesso do Sr. Flávio Koch Medina, proprietário da Óptica Rio Grande.
É sem sombra de dúvidas, um apaixonado pela óptica e vinhos. Gaúcho e natural de Porto Alegre, está no ramo óptico desde 1987, sendo casado e pai de quatro filhos.
Todo o seu esforço para alcançar novos horizontes na sua área profissional, foi recompensado graças a sua formação em técnico de óptica pelo Senac, possui cursos complementares nas áreas de baixa visão e próteses oculares (áreas em que é referência na região sul do seu estado), graduado em marketing e vendas pela Universidade de Santa Catarina e Gestão de Pessoas pela FGV.
Além disso participa de estudos da European Academy of Optometry and Optics e para finalizar, estudou no Licencié em Valorisation des produits du terroir filiado a Associação Brasileira de Sommelier/SP.
Em 1993, decidiu abrir sua própria loja na cidade de Rio Grande/RS, tendo como objetivo a personalização, sendo o DNA de trabalho a ser desenvolvido por ele e sua equipe. Pouco a pouco, seu conceito de orientar e realizar os óculos começaram a ser reconhecidos, sendo hoje uma referência na região.
Uma experiência diferenciada e inovadora no Brasil
Hoje a Óptica Rio Grande tem a missão de oferecer um serviço “alta costura” em óculos e lentes, aliada a uma formação técnica e de estudo da estética. A loja possui um interior inspirado na “Alta alfaiataria”, quebrando o modelo antigo de: “mesa, cadeira e painel”. Como cada cliente é único, criou-se ambientes de lugares leves e informais, com espaços para cada perfil do consumidor. Eis aqui os grandes destaques desta óptica:
Os “cabides expositores”: feitos para levar as novidades exclusivas dos grandes estilistas, que transmita aos óculos sua personalidade.
O Camarim:Local das grandes estrelas, que são os clientes, aqui a transformação acontece a cada óculos que entra em cena.
Aqui cabe um adendo a esta matéria. Óptica e o vinho:
São as duas paixões do Sr. Flávio de estudo e segundo ele, as duas tem muito em comum. Tanto os óculos quanto um bom vinho de guarda (nome dado a vinhos muito longevos, que não encontramos em supermercados, somente em casas especializadas) são necessários a escolha das melhores matéria-prima e um grande conhecimento técnico e científico até o momento da entrega. O resultado final, tanto nos óculos e no vinho, leva a personalidade e a identidade do lugar em que foi feito. Assim, a loja tem no seu interior uma adega.
Você aceita um vinho branco ou um tinto?
A cada óculos agradecemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e para brindar este momento, com o Vinho.
O vinho é a mais perfeita expressão do trabalho ARTESANAL do produtor, sua dedicação, o cuidado com o solo, a colheita certa, o tempo de guarda até chegar em nossas mãos. Em nossa loja tem a adega para podermos comemorar este novo “óculos” com este novo “olhar”.
Um pensamento e uma reflexão:
“Será que os óculos bem feito também leva em sua essência a mesma paixão que o produtor tem ao fazer um grande vinho?”
Com certeza, sim!!!! Nós da Ótica Revista, parabenizamos o Sr. Flávio Koch Medina pelo seu empreendimento e por nos proporcionar a experiência do seu trabalho com os leitores da Ótica Revista.
Av. Silva Paes, 400 – Centro, Rio Grande – RS, 96200-340