Marketing de Produto: Estratégias Para Vender Melhor Os Produtos


Postado por Prof. Milene Muñoz

Marketing de Produto é uma das vertentes de marketing com foco no produto e quem são seus consumidores potenciais.

Para colocá-lo em prática, é fundamental conhecer o ciclo de vida do produto e as caraterísticas dos consumidores, desde suas preferências ate perfis de compra.

A aplicação dessa vertente de marketing pode ser feita em dois aspectos:

  • Lançamento de um produto no mercado. 
  • Produto existente sendo inserido em um novo mercado

Ciclo de Vida Do Produto

Analisar em qual estagio está o produto a ser inserido é uma das formas de viabilizar vendas e pensar em estratégias para adoção de novos produtos ou mesmo alavancar as vendas dos que já estão em venda.

A avaliação do ciclo de vida do produto é um importante método para a estratégia de vendas e a inserção de novos mercados e novos perfis de consumidores.

Produtos em fase de crescimento e maturidade são aqueles que fazem parte do cotidiano de vendas, ou seja , são ofertados para públicos que os consomem frequentemente ou ainda já possuem credibilidade de mercado.

Os produtos em introdução são lançamentos de mercado ou ainda aqueles que estão sendo ofertados para novos públicos/ mercados. E devem ser avaliados para sua continuidade ou não.

Os produtos em declínio precisam de duas estratégias distintas: Ou serem descontinuados/ descartados ou renovados para voltarem ao ciclo. 

Características Dos Consumidores 

Os consumidores exercem papel importante para o marketing de produto. A partir das preferências e da segmentação do publico – alvo do produto será adotado a melhor estratégia para tudo que envolve o marketing de produto: atribuição do preço, ponto de venda, embalagem, promoção e vendas. 

Produtos em ciclo inicial ou final (introdução ou declínio) devem ser analisados com mais cautela. Pesquisas periódicas auxiliam a adoção de melhores recursos e táticas para vendas.

A diversificação de produtos e faixa de preços será diretamente relacionada ao publico que se pretende atender e como ele reage à concorrência, produtos similares ou mesmo ofertas em meios digitais. 

Selecionar o perfil do publico no marketing de produto pode tornar uma estratégia simples em estratégia atrativa, a partir do fator que seja relevante ao publico.

Seja a marca, a embalagem ou o diferencial das características do produto no mercado. Há marcas que já são consolidadas/ conhecidas no mercado e com isso, se no ponto de venda em questão ainda não for trabalhada, precisa da analise do publico ao ser ofertado. 

A abordagem do marketing de produto foca diretamente nas características do produto e nas ações voltadas aos públicos que os consome. 

Marketing De Produto E Marketing De Serviços: Como Alinhar Vertentes

No ramo óptico, trabalhamos diretamente produtos e serviços. Ofertamos produtos e entregamos serviços. Alinhar a qualidade dos produtos e serviços ao perfil do publico que atendemos se torna um diferencial.

Trabalhamos com públicos diversificados , mas é fundamental saber qual o principal publico que é atendido, ou seja, que responde pela maior parte da venda dos produtos.

E quais características que atendem as necessidades e desejos com produtos e serviços. 

Os níveis de produto e como são ofertados direcionam melhor quais serviços agregar as vendas, seja eles para a venda ou mesmo pós-venda. Trabalhar os serviços requer avaliar a percepção do cliente em relação a isso.

Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/1243976/

O pós-venda (manter contato com o cliente) deve ser muito bem planejado pois será uma estratégia de fidelização de clientes.

E pode ser trabalhada com produtos na fase de introdução (testar produtos com clientes avaliados como potenciais ) ou mesmo em promoções para públicos diferenciados. 

Avaliar o nível em que está o produto em sua oferta auxilia na escolha dos serviços agregados a ele para gerar a ascensão a níveis maiores e a realização de novos serviços ou estratégias para a empresa.