Merchandising do Ponto de Venda com AC+ACMA


Postado por Ótica Revista

Somos a AC+ACMA uma empresa conjunta de Arquitetura, Design e Comunicação, composta pelos sócios Gabriel Bachilli, Aglaia Cerri e Marta Aran.

Realizamos projetos integrados na área de varejo e serviços.

Nosso trabalho é guiado por uma cultura de excelência obtida através de métodos de controle, profissionais focados e, principalmente um relacionamento muito próximo com o cliente.

Além da qualidade do serviço, estipulamos pilares essenciais para a realização de todos nossos projetos:

  • Atendimento de Prazos
  • Relação custo-benefício equilibrada
  • Confidencialidade de informação
  • Busca pelo retorno rápido do investimento realizado

Nossa equipe conta com designers, arquitetos e profissionais de marketing que desenvolvem a comunicação visual do seu empreendimento, buscando facilitar o entendimento e a utilização de ambientes, proporcionando experiências de compra agradáveis, fidelizando seu cliente.

É um imenso prazer poder iniciar esta caminhada junto O Grupo Ótica Revista trazendo nossa experiência de mais de 20 anos no varejo junto aos mais diversos clientes e ramos de atuação.


Hoje vamos falar um pouco sobre Merchandising do Ponto de Venda de uma forma bastante genérica e como ele pode agregar nas vendas da sua empresa. Vamos lá!

O Que É Merchandising Da Sua Forma Mais Básica?

Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas mercadológicas responsáveis pela informação e apresentação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor e responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

O merchandising do PDV é uma estratégia importantíssima que o varejista precisa entender e adotar para conseguir destacar seu produto com relação a concorrência, atrair os clientes de fora e manter aqueles que já entraram na loja. Estamos diante de um consumidor onde o tempo é cada vez menor e a decisão de compra cada dia mais rápida.

Um consumidor com alto déficit de atenção e se tornando cada dia mais Visual.

Em função disto precisamos ajuda-lo, fazendo com que o nosso PDV seja montado para chamar a atenção imediata, com visibilidade e leitura rápida do que está exposto, criando impulsos instantâneos e até inconscientes.

É importante não apenas expor o produto mas que consigamos criar uma sinergia entre o cliente e o que estamos ofertando, despertando não somente a vontade de comprar mas também criando sensações e experiências.

O merchandising de hoje precisa ativar todos os sentidos do consumidor e não somente o aspecto visual, para que sua compra seja gratificante e assim contribuir para sua decisão e potencializar as vendas.

O VM pode incluir desde o layout da loja até a iluminação, música, cheiros, equipamentos, decoração, embalagem, sinalização e até mesmo uniformes da equipe. Ele inclui todos os aspectos da apresentação de uma loja de forma específica.

O atendimento deve ser muito humanizado, a exposição agradável e de fácil compreensão e o ambiente completar esta experiência, criando sentimentos e prazeres.

“Hoje em dia o sucesso de uma empresa está muito mais relacionado à sua capacidade de fidelizar pessoas do que de conquistá-las.”

Por isto listamos abaixo alguns pontos significativos neste nosso desafio:

Começa pelo lay-out e a distribuição dos produtos dentro do espaço. Cada produto precisa ter sua exposição estratégica dentro do PDV, obedecendo regras, um raciocínio fácil e lógico e distinguir aquilo que pode ser impulso e destino de nossos clientes. Devemos sempre interpretar o fluxo de compras e traduzi-lo em nossa loja.

Além disto, os demais elementos que complementam o espaço da loja, como, as cores que iremos utilizar e que devem conversar com o público alvo, as grafias a serem utilizadas, o design do ponto de venda, que inclui mobiliários, a comunicação com introdução de frases e informações que façam o consumidor parar e interagir.

Um PDV precisa de elementos visuais e gráficos que chamem a atenção e que tornem sua compra mais agradável, despertando o intangível.

Para despertar as sensações que comentamos acima é preciso chamar a atenção efetiva através da visão que é o primeiro sentido a ser despertado e, além disto procurar ativar o máximo dos outros sentidos, possibilitando experiências únicas.

Nem todos os produtos podem trabalhar com todos os sentidos, mas tirar o máximo de cada um faz com que o consumidor crie familiaridade com o ambiente e consequentemente com o que está exposto.

Destacar as promoções é outra estratégia importante do merchandising. Fazer ações de brindes e amostras que despertem o interesse do cliente e também garantir que as promoções estejam perfeitamente sinalizadas e visualmente chamativas, faz com que exista o atrativo e que a tarefa da leitura rápida e ágil se concretize.

As sazonalidades também entram na lista dos pontos fortes a serem explorados. Datas comemorativas, costumes e datas regionais, devem ser destacados na loja e faz com que seu PDV não se torne mais uma paisagem no universo do varejo.

Criar estratégias diferentes para cada oportunidade é merchandising, e fará com que sua marca também faça parte da comunidade em que está inserida, agregando sentimentos a ação.

Podemos dizer até que o Merchandising auxilia de forma efetiva a comunidade, pois impacta em vendas e no desempenho da indústria e, consequentemente em empregos e na vida das pessoas.

Acabamos de dar uma pequena pincelada em alguns conceitos que achamos importantes e que pretendemos explorar profundamente daqui para frente.

Estamos aqui para colaborar com ideias, novidades e conceitos específicos da área ótica, trazendo atualizações do mundo, notícias do mercado ótico e sugestões de como é possível abordar, sem muito investimento estes conceitos específicos e além disto melhorar as vendas.

Contem conosco!
Estamos aqui para ajuda-los!
AC+ACMA