Isabel Beuzen – Diretora Comercial do Silmo


Postado por Ótica Revista

Hoje nasce uma parceria mais intima entre o SILMO e a Ótica Revista, com o propósito de trazer para os seus seguidores e leitores, informações sobre as tendências do universo da óptica, com o intuito de interagir cada vez mais o Brasil com o mundo fashion e tecnológico.

A entrevistada de hoje, é a Sra. Isabel Beuzen – Diretora comercial do SILMO, considerada uma das maiores feiras de óptica do mundo.

OR – Sra. Isabel, obrigado por aceitar o nosso convite. Sabemos que a cidade de Paris/França, onde ocorre a feira do SILMO, é considerada a cidade Luz e a capital das tendências e da moda no mundo. Este seria um dos ingredientes de sucesso que fazem a feira do SILMO um grande evento internacional, englobando também ao seu portfólio a tendência e a moda no ramo óptico?

Quero primeiramente agradecer muitíssimo este convite de parceria que muito nos orgulha.
O sucesso e a longevidade da Feira refletem uma conjunção de fatores e Paris, sem sombra de dúvida, representa uma inegável mais valida. A capital francesa é reconhecida por sua influência internacional nos setores da moda e do luxo, sua atratividade em termos culturais e sua arte de viver. SILMO soube beneficiar-se desta aura e impor-se com legitimidade como a feira das tendências do setor óptico, galgando lugar de destaque perante os profissionais.

OR – Apesar desta pandemia que assola o planeta, esperamos que ocorra a edição de 2020, que está marcado em nosso calendário de 2 a 5 de outubro em Paris, em Nord Ville Pinte. Qual será o grande tema a ser abordado neste ano que será apresentado para o mundo da óptica?

Após um período de 9 meses sem a realização de um único evento óptico, a SILMO está sendo muito aguardada e se anuncia como a feira do « reencontro », da retomada e da projeção no futuro com um ponto de vista construtivo. Esta crise questiona nosso mundo econômico e vai acelerar as mutações necessárias. Nós antecipamos esta reflexão com o fórum SILMO Next que será consagrado aos desafios sociais, à responsabilidade social das empresas, ao desenvolvimento sustentável: parâmetros hoje essenciais para pensar o mundo de amanhã.

OR – O prêmio SILMO D`OR, considerado por muitos como o “OSCAR” do ramo óptico, pois ela premia diversos setores da óptica, que influenciam e muito o mundo da óptica. A Sra. Poderia nos contar em breve palavras um pouco mais deste tão cobiçado prêmio onde está inserido também as tendências e inovações futuras do ramo em nível mundial?

Há mais de vinte anos os Silmo d’Or recompensam a criação e a inovação no plano internacional. A cada ano aumenta o número de empresas desejosas de participar e assim estimular suas equipes, mas também passar sob o crivo de um júri de especialistas, totalmente envolvidos com integridade e objetividade, visando dar destaque aos produtos mais inovadores e mais criativos. Deste modo, integrados à paisagem da óptica e reconhecidos em sua seriedade, os vencedores não hesitam em comunicar sobre esta premiação e assim beneficiar da merecida notoriedade. Isto é para nós uma verdadeira garantia de sucesso e de interesse.

OR – O SILMO não é somente uma feira realizada em Paris/França, mas um evento que também é feito em Bangkok/Tailândia, Istanbul/Turquia e em Sydney/Austrália. Esta integração entre o ocidente e o oriente e também com a Oceania, com certeza também incrementa ainda mais a receita da moda e de tendências nos seus eventos, correto Sra. Isabel? A Sra. Poderia nos contar um pouco desta diferença entre as feiras destes lugares?

Vivemos num mundo globalizado e ao mesmo tempo localizado, a crise que estamos vivendo é a prova disto. SILMO sempre foi internacional, e cabe lembrar que há 50 anos fomos os primeiros a ter escritórios de representação fora da França visando nossa promoção. Nossa mente aberta é intrínseca aos nossos valores, e, com o passar do tempo, multiplicamos os intercâmbios com outros eventos profissionais, estabelecemos laços fortes com federações profissionais e desenvolvemos operações conjuntas. Estamos sempre à escuta dos profissionais e das empresas que querem aproveitar de nosso know how e de nossa experiência para organizar eventos locais, feiras ou showrooms, atentos à coerência dos mesmo em relação ao SILMO em termos de conteúdo, de imagem e de posicionamento. O setor óptico é uma grande família e não é por acaso que escolhemos chamar esta diversificação de SILMO Family. Nosso objetivo é de trazer apoio aos nossos parceiros, criar uma rede de crescimento no âmbito internacional reforçando a notoriedade da marca SILMO e assegurando o futuro sem dependência de um mercado único.

OR – Qual é a importância do “SILMO Academy” e o “SILMO Next” para o mundo da óptica?

Uma feira é um local de intercâmbios e de negócios evidentemente, mas também representa para nós uma oportunidade de agregar mais valia imaterial, como a formação e a informação. SILMO Academy, que tem sua própria autonomia, é um evento que estabelece marcos em termos de pesquisa acadêmica auxiliando os ópticos a se beneficiarem acerca destas reflexões bem como dos avanços científicos que poderão enriquecer suas competências. SILMO Next é a área de prospecção do setor que atua nas tendências dos produtos, as evoluções em termos de merchandising, as novas tecnologias, o marketing, os desafios societais… Tornou-se uma espécie de centro antecipador que permite aos profissionais curiosos, uma imersão no futuro.

OR – Para encerrarmos a nossa entrevista, sua mensagem ao ramo óptico brasileiro.
Esperamos que nossos amigos brasileiros possam retomar as viagens internacionais para poder desfrutar do ambiente convivial da SILMO Paris que será, sem dúvida alguma, uma edição bastante especial e estimulante. Este é nosso desejo e nossa vontade.