O que importa é importar


Postado por Ótica Revista

Por Gustavo Missura

Ao longo dos últimos anos tive a oportunidade de   acompanhar o nascimento, o desenvolvimento e   o encerramento de muitos projetos nas mídias sociais. No momento do nascimento, sempre há muito entusiasmo, esperança, vontade de fazer acontecer. Mas, o tempo vai passando, e muitas vezes as expectativas que nós mesmos criamos quando iniciamos um trabalho no Instagram, por exemplo, são as responsáveis pelas nossas maiores frustrações durante o desenvolvimento de um projeto. E isso acaba nos levando à desistência, seja por qual motivo for em específico.

Estas oportunidades que tive de conhecer iniciativas de pessoas, marcas e empresas na internet me ensinaram muitas lições, mas existe uma única lição que é a mais importante de todas e eu comprovei de uma vez por todas que ela de fato é a mais importante recentemente. Talvez você ainda não conheça Eduardo Feldberg, do canal “Primo Pobre”, no YouTube. Ele conseguiu o que milhares ou até milhões de pessoas, marcas e empresas buscam

incessantemente, mas nem sempre conseguem: importar para quem está consumindo um conteúdo.

De um jeito bem simples, direto e objetivo, Feldberg gravou um vídeo com pouco mais de 8 minutos de duração dentro de sua casa, com o próprio celular e sem nenhum tipo de produção profissional. Este vídeo se tornou viral. O motivo? Ele tem um conteúdo que importa muito para várias pessoas. Se você está com curiosidade sobre o conteúdo do vídeo, explico: nele, Eduardo Feldberg mostra como ele faz para reduzir significativamente o tempo que vai passar durante sua vida pagando pelo financiamento do apartamento onde mora com a esposa. Se você acessar o YouTube para ver este vídeo, procure ler os comentários das pessoas que já o viram. Você vai entender no mesmo momento o tamanho do impacto que este conteúdo teve nas vidas de todos que o assistiram.

Esse conteúdo importa tanto que rapidamente o canal

“Primo Pobre” passou da marca de 100 mil inscritos e Feldberg recebeu aquela bela placa comemorativa que o YouTube envia para os criadores de conteúdo que atingem esta mesma marca. Segundo o próprio Eduardo Feldberg, foram apenas 4 vídeos publicados em seu canal até que ele superasse esta marca de inscritos. Percebe como o número de vídeos ou publicações não é o que mais importa para você conseguir ser relevante para sua audiência? O que importa é o seu conteúdo importar!

Se você tem uma ótica e uma audiência qualificada de seguidores no Instagram ou de inscritos em seu canal no YouTube, você também pode ter muito sucesso com os conteúdos que publicar desde que eles sejam importantes para essas pessoas. Por isso é fundamental ter uma audiência composta por pessoas que têm interesse pelo que uma ótica faz e comercializa, neste exemplo. Quem constrói uma audiência comprando seguidores ou pedindo desesperadamente para qualquer pessoa começar a seguir seu perfil ou se inscrever em seu canal, pode produzir o quanto conteúdo for que muito provavelmente ficará andando em círculos para sempre dentro do ambiente digital.

O mesmo vale quando falamos sobre vendas. A

combinação infalível para uma venda acontecer é simples: cliente com uma necessidade específica + vendedor capaz de quebrar objeções e especialista no assunto = negócio fechado. De nada adianta qualquer empresa ter apenas uma das partes desta conta, as duas precisam coexistir e permanecerem equilibradas.

Obviamente, a audiência de um canal ou perfil de uma ótica nas mídias sociais será muito menor do que a de um canal que fala sobre finanças com claro direcionamento à parcela com poder aquisitivo mais baixo da população do Brasil, mas isso não impede um negócio de qualquer tamanho também de fazer muito sucesso nos mesmos ambientes. O segredo está na audiência qualificada + conteúdo que importa para esta audiência. Com este cenário, eu garanto que você vai conseguir bons resultados recorrentemente a partir dos esforços que fizer dentro do ambiente digital. Agora, se você preferir caminhar em sentido contrário por qualquer motivo que seja, acredito que seus resultados não serão bons, você vai perder o entusiasmo, a esperança e as vontades iniciais, vai se frustrar durante o desenvolvimento das suas ideias e seu projeto irá pelo mesmo caminho que um dia foi seguido pelo Titanic.

Gustavo Missura

Publicitário e Jornalista

@gmissura

missura@gamil.com