Empreender


Postado por Ótica Revista

Percepção é assunto estudado pela ciência da Psicologia no campo das Funções Cognitivas, ou seja, como nós aprendemos sobre algo.

Trata-se de um processo ligado à capacidade de captarmos estímulos do meio ambiente que refletem informações sobre os *aspectos parciais de objetos e fenômenos. Isso tem a ver com as nossas *sensações, através dos 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). Mas pra acessarmos os *aspectos totais desses objetos e fenômenos, só através da *consciência, que é um outro processo cognitivo.

Creio que aqui você já começou a perceber que, muuuita coisa sobre seus negócios são percebidas pelos seus clientes antes raciocinem a respeito do que você está mostrando, e em uma fração de segundo ela já

criou uma *Percepção de Valor positiva ou negativa.

E eu tenho que te dizer que, eu, você e todo mundo, carregamos filtros de sensações que funcionam no automático em nós. E mais! Adotamos esses filtros em nossa infância e criamos outros durante nossa adolescência e vida adulta. 

A pergunta que não quer calar é: Quanto você conhece das pessoas que você quer ter como cliente bom pagador, que sempre volta para comprar mais e ainda faz um valioso boca a boca da(s) sua(s) marca(s)?

Não é à toa que o conhecimento do **comportamento do consumidor sempre foi a principal ferramenta do Marketing em busca dos *hábitos e atitudes dele durante sua jornada de compra, o quanto a cultura, a sociedade, estágio de vida, desejos e necessidades dele influenciam suas decisões de compra e geram Valor. E dominar todos esses  conhecimentos é **fundamental para um verdadeiro profissional dessa ciência.

E não é só! Há uma **multiplicidade de tarefas que o Marketing desenvolve para criar e sustentar essas **experiências de satisfação que gerem valor para seus 3 Níveis de Clientes: 

**Internos (seus funcionários que a constroem)

**Intermediários (seus fornecedores que viabilizam o funcionamento da empresa)

**Externos (aqueles que compram o que os outros dois produziram).

Walter Longo resume isso em 3 áreas básicas que qualquer empresa tem, e as tarefas do Marketing:

Produtivo:  pesquisas, design, embalagens, relação com fornecedores e preços.

Administrativo: relação com investidores, investimentos sociais, comunicação interna, endomarketing, intranet, treinamentos e eventos. Comercial: força de vendas, branding, CRM, publicidade, relações com imprensa, patrocínios, materiais de ponto de venda e marketing digital

E pra isso tudo funcionar, cabe aos profissionais de Marketing criar e sustentar uma **Visão Estratégica poderosa, alinhada ao *Mindset de donos, líderes e equipes, para que comprometa toda a organização a utilizar a *Conexão Emocional com os clientes como uma alavanca fundamental para o crescimento.  

Sabemos que Setor Ótico é altamente competitivo, com uma grande variedade de marcas e produtos disponíveis. Isso torna a *Percepção de Valor ainda mais importante, pois as marcas precisam se destacar em meio à concorrência para atrair e reter clientes. E aqui vão algumas **Estratégias de Marketing:

Produtos com a qualidade que seus públicos podem comprar: Preço é diferente de percepção de valor porque esta diz respeito ao nível de disposição para pagar por algo, mesmo quando não podemos. Valor é emocional, é o que eu compro. Preço é racional, é o que eu pago. Percebe que está em suas mãos criar as emoções certas! Percebe que preço R$ X,99 joga seus produtos na vala da disputa racional, onde valor não conta? Este é um fator crítico, pois os clientes desejam ter uma  experiência de satisfação associada principalmente à boa visão, conforto e design. Mas nem todos podem pagar por produtos de qualidade superior, personalizados, sob medida, com opções de lentes multifocais, antirreflexo e/ou fotossensíveis, E esta realidade abre inúmeras frentes de mercado para  muitas marcas, que se forem verdadeiras quanto ao que realmente oferecem, podem gerar percepções do valor que os clientes desejam pelo preço que cabe no bolso deles. E isto faz parte da ciência do Marketing. Do contrário, são “mentiras de perna curta”, criadas por amadores. E quando os clientes descobrem, toda Percepção de Valor criada é perdida instantaneamente, e a sensação que fica é a amarga e inesquecível lembrança, não é mesmo? Inovação na medida certa: Inovar está no hype, ou seja, valorizamos cada vez mais. A ideia aqui é assumir a dianteira de mercados. Tecnologias, designs inesperados, lentes de alta definição, armações ultraleves e resistentes, soluções digitais que ajudam na escolha do melhor produto, são muito bem-vindas, tanto quanto  a adoção de práticas sustentáveis, como o uso de materiais reciclados e a redução do impacto ambiental em sua produção. Mas se a empresa não acompanhar o **Comportamento do consumidor, como saber o que é uma inovação de valor?

Posicionamento no(s) mercado(s) dos sonhos: E aqui vai a dica de resposta sobre a pergunta da Inovação. É preciso definir claramente quem são seus **clientes externos, quais são seus valores e como se diferenciam de seus concorrentes. Ou seja, sem uma **Visão Estratégica poderosa, fundamentada no *DNA Emocional da marca, *profundos insights desse cliente, e verdadeiro **compromisso de gestão da organização com o novo modo de pensar, é impossível criar ou sustentar uma **verdadeira Percepção de Valor dessa marca nos mercados.  

Engajamento de verdadeiros clientes: O que vale é a construção real de relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes, de forma que sua marca faça parte do dia a dia deles, seja lembrada e recomendada naturalmente através do poderoso boca a boca. E você pode e deve estimular com ofertas de serviços personalizados, como exames de visão gratuitos, consultoria de moda, de estilo, ofertas exclusivas para clientes fiéis e tudo que sua imaginação e caixa permitirem.

Comunicação limpa, clara, sensorial e eficaz: Esse tema vale um novo artigo que vamos publicar numa próxima edição. Mas fica a dica da maior referência dos profissionais de marketing:

Espero que eu tenha ajudado você a entender resumidamente de onde vem a tal *Percepção de Valor, como funciona e o que está ao alcance de suas mãos.

Se quiser entrar em ação conosco, e experimentar os resultados que nossos Métodos proporcionam a pessoas e suas empresas, será um prazer atendê-lo!

Ah! Lembra que *Percepção de Valor tem a ver com *experiências que causam satisfação? Pois é, se o avanço da *Inteligência Artificial é algo a se considerar nas inovações que vem por aí, aqui vai:

Efetuamos no *ChatGPT o seguinte comando:  “Gere um artigo de 6.000 caracteres sobre *Percepção de Valor nas marcas do setor ótico e a influência das pessoas nestas percepções”

Como resultado, ele nos indicou um caminho “feijão com arroz”, e usamos talvez 10% do que ele entregou, e cá pra nós: Essa solução tecnológica esta evoluindo rápido, mas ainda tem muito que aprender conosco sobre a complexidade do setor ótico. Ficou curiosa(o)? Causou uma *Percepção de Valor sobre este artigo pra você? Então imagine o que está acontecendo nos vários Metaversos que pode impactar toda a **Visão Estratégica de Marketing do setor ótico!

Fonte: Matéria Ótica Revista