Viaje Nova York


Postado por Ótica Revista

New York City ou Cidade de Nova Iorque na língua portuguesa, como é fácil falar desse destino, precisaríamos de centenas de paginas para elencarmos todos os possíveis passeios e descobertas dessa cidade que é praticamente a capital do mundo ocidental. Formada por cinco distritos (Manhattan, Staten Island, Queens, Brooklyn e Bronx), a famosa “Big Apple” se caracteriza não por ser apenas um dos mais importantes polos econômicos do mundo, mas também por oferecer inúmeras opções culturais e de entretenimento.

É uma cidade localizada nos Estados Unidos da América e situa-se no estado de mesmo nome, Nova Iorque, contém uma população de aproximadamente nove milhões de pessoas com as mais diversas origens étnicas e culturais, fazendo da cidade um caldeirão de tendências da moda, da culinária, da mídia, do comércio, das finanças e do entretenimento mundial, a língua falada em suas ruas é o inglês, mas dependendo do bairro de imigrantes podemos ouvir com facilidade a língua chinesa em Chinatown, ou a língua italiana em Little Italy e por ai vai. Também é a cidade aonde se localiza a importante sede da Organização das Nações Unidas (ONU), local onde políticos, chefes de estado,

reis e primeiros ministros se encontram para decidirem os destinos de nossas vidas e o futuro do nosso planeta.

A região metropolitana de New York tem aproximadamente 20 milhões de habitantes e outras inúmeras atrações para quem visitar essa região incrível.  Geralmente a dica para deslocamento nos mais diversos passeios pelo mundo é o carro alugado, todavia em Nova York é extremamente desaconselhável a utilização de veículos automotores, tendo em vista o trânsito sempre engarrafado na cidade, a dica aqui é a utilização do transporte público, principalmente o metro da cidade que possui 24 linhas e incríveis 468 estações de embarque/desembarque, com mais de 1.000 quilômetros de trilhos e transportando cerca de 1,8 bilhão de pessoas por ano. Às vezes a utilização de um taxi para se ter maior conforto, também pode ajudar muito, dependendo do horário e principalmente de noite, após as 22 horas, quando o trânsito ainda intenso começa a fluir melhor.

Tentar definir somente 6 passeios em Nova York é bem difícil, mas vamos tentar colocar os principais e no final daremos outras dicas de passeio que são quase infinitos na Big Apple!

Estátua da Liberdade

Prepare-se, Acesso a cadeirante, as viagens partem do Liberty State Park. Você pode chegar lá em um dos ferries que partem do píer do World Financial Center, em Nova York e ligam a cidade a Jersey City. De lá, outros barcos saem até a estátua.

A estátua é um presente da França em homenagem   ao centenário da Independência dos Estados   Unidos e seu verdadeiro nome é “A liberdade Iluminando o Mundo”. Ela é de cobre, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes(uma das 7 maravilhas do mundo antigo escrito no pequeno poema de Antípatro de Sídon), foi construída por Gustave Eiffel (o mesmo da Torre Eifell em Paris). A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que carrega uma tocha e um tabula ansata (uma tabuleta que evoca uma lei) sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776 e uma corrente quebrada encontra-se  sob seus pés. A estátua é um ícone da liberdade e dos Estados Unidos, além de ser um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegam do exterior. Suas dimensões são de 46,50 metros (92,99 metros contando o pedestal). O nariz mede 1,37 metros. O conjunto pesa um total de 24 634 toneladas, das quais 28 toneladas são cobre, 113 toneladas são aço, e 24 493 toneladas de cimento no pedestal. Com as suas 24 634 toneladas, é atualmente a estátua mais pesada do mundo, segundo o Guinness Book, além de ser um Patrimônio Mundial da UNESCO. A sua coloração original era a cor do cobre, mas devido a uma série de reações químicas conhecidas como patinação, sais de cobre foram formados sobre sua superfície, o que lhe conferiu a atual tonalidade verde azulada.

Central Parque

Prepare-se, Acesso a cadeirante, Linha Vermelha (Estação Central Park North), além de 7 estações da Linha Laranja, sendo as mais importantes a estação Museum of Natural History e a Estação Catedral PKNY.centralpark.com

Um oásis dentro da cidade, mede mais de 4   quilômetros de comprimento e 800 metros de l  argura. Nos 340 hectares que o Central Park ocupa podemos encontrar pradarias, lagos artificiais, cascatas e áreas que parecem um autêntico bosque, famoso em diversos filmes de Hollywood, tais como “Outono em Nova York” e “Esqueceram de Mim II” entre outros. Por estar presente em tantos filmes e imagens, é considerado o parque mais famoso do mundo. Ao seu redor se localiza diversos museus e perder-se um dia inteiro dentro do mesmo é um passeio ideal para conhecê-lo de verdade.

Cada estação climática tem suas próprias belezas, a coloração verde e grande quantidade de folhas no verão, além do calor são surpreendentes. A neve com as folhas já caídas são lindos cenários no inverno. O colorido da primavera com os pássaros também pode ser um sonho, mas confessamos que em nossa opinião o outono é a própria pintura de um parque feito pelo próprio Deus, os tons de coloração das folhas das árvores entre o vermelho, o amarelo que com a luz do sol parecem dourados, sem falar do tapete de folhas no solo, dão um charme e um clima de romance indescritível.

Museu da História Natural

Se você já assistiu ao filme “Uma noite no museu”, provavelmente irá se lembrar desse lugar, pois as filmagens aconteceram dentro dele. O Museu de História Natural de Nova York foi fundado em 1869 e cresceu muito desde então. Ele recebe mais de cinco milhões de visitantes anualmente, aborda diversos temas e é um programa para pessoas de todas as idades. Ele tem coleções com enormes esqueletos de dinossauros e de animais pré-históricos, exposição sobre mamíferos e vida marinha, sala dos povos asiáticos e africanos, e também trata de temas como aves do mundo, biologia humana, minerais e pedras preciosas, entre outros. São quatro andares de museus e um anexo, o Rose Center for Earth and Space, que trata de assuntos relacionados ao espaço e tem um planetário. Esse é um museu muito completo para quem gosta de ciências e história natural, os mais apaixonados podem passar um dia todo no local sem ver o tempo passar.

nps.gov/stli/index.htm

Broadway

Não é possível ir à Nova York e não ir à Broadway ver seus incríveis shows e espetáculos, alguns sendo apresentados há décadas, segue alguns dos mais famosos: O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, Mamma Mia, Aladdin, Cats, entre outros. Outro ponto que vale o destaque na mesma região é o Radio City Music Hall. Construído na década de 1930, é um edifício icônico e uma atração ideal para quem gosta de assistir concertos de todos os tipos.

Prepare-se, Acesso a cadeirante, Metro: 49th Street Site: broadway.comtimessquarenyc.org/

Time Square

Formada pelo cruzamento da Broadway com a Sétima Avenida, a área é uma das mais movimentadas da cidade. Lá vemos não somente milhares de pedestres transitando pra lá e pra cá, mas também artistas performáticos espalhados em vários pontos do cruzamento. O destaque, porém, é a forte luz de seus letreiros luminosos, que quando anoitece, dão a impressão de que ainda é dia. Encontraremos lojas de grandes marcas, além de pessoas encantadas e confusas com tanto brilho em seus olhos.

Prepare-se, Acesso a cadeirante, Metro: 42th Street (Times Square)

timessquarenyc.org/

Empire State

Outras dicas de passeio na Big Apple

Metropolitan Museum, MoMA, Top of the Rock e Rockefeller Center, Quinta Avenida, Grand Central Station, 9/11 Museum and Memorial, Mercados de NY (Chelsea, Gansevoort, Fulton e TimeOut), Ponte do Brooklyn e Brooklyn Park, Vida noturna em East Village e nos Rooftops.