Visões do Futuro SILMO NEXT


Postado por Ótica Revista

Como a tecnologia pode revolucionar o setor óptico, do concreto ao virtual, de óculos inteligentes ao Metaverso?

Essa questão tópica foi o tema comum do fórum SILMO Next, que contou com discussões e reflexões sobre o futuro da indústria por meio da primeira Vila Digital dedicada à indústria óptica e de óculos. A Vila Digital apresenta produtos, soluções e/ou sistemas conectados relacionados a novas tecnologias, acolhendo corporações e start-ups – muitas vindas de outros setores – para experimentar, inventar e transformar a indústria óptica e de óculos.

O SILMO Next foi palco de discussões e debates com palestras de profissionais e empresas que revelaram as perspectivas futuras dos mundos físico, virtual e conectado:

Othman Chiheb da Microsoft, Virginie Corbasson da Carlin Creative Studio, Alexandre Cado de OuiVu, Marc Adamowicz da LightVision, Romain Afflelou da Cosmo Connected, Jean Sahler da EssilorLuxottica, Paul Morrow de  Morrow Optics, Yoann Aretz de DoctoLib, Benjamin Hakoun da Fitting Box, Sophie Mulsant de Arkema, Alireza Parandian da Materialise, Esteban Villalon da Lavoisier Composites, Matthieu Lépine da Brand Embaixador, e Alice Villafranca, Alex Ganvo e Éloïse Minder de L’Institut de Chalon.

Suas palestras foram concluídas por um workshop dedicado a um tema ardente: “O surgimento do Metaverso no mundo óptico”.

Replays disponíveis muito em breve em silmoparis.com

Também revelado no SILMO Next, o FÓRUM TENDÊNCIAS apresentou uma seleção de 120 óculos selecionados entre as coleções dos expositores. São quatro as tendências de 2023 para ver e rever na edição 31 da revista digital Trends by SILMO, disponível na silmoparis.com:

ARMAÇÕES (designs ilimitados)

Armações compostas – em metal e plástico – afirmam sua “sofisticação simplificada” com formas essenciais aprimoradas por uma complexidade controlada de volumes – uma multiplicação magistral de detalhes e acabamentos – para adicionar caráter a cada armação definitivamente design.

BIG BROWN (é o novo preto)

O preto é claro não desapareceu pois é um padrão em óculos. No entanto, marrons escuros intensos estão levando a melhor, oferecendo uma variedade de tons ricos: casca de tartaruga, mogno, cacau, bistre, caramelo, sienna queimado, bronze e muito mais. Essas cores aparecem em materiais com grande densidade. 

VOLUMOSO (curvas generosas)

Esses óculos não se escondem, eles buscam atrair os olhares, com proporções substanciais que podem ser bastante exageradas. Uma ampla variedade de materiais, espessura e curvas roubam o show para um visual impressionante. Esta tendência também inclui o conceito visível/invisível com quadros “grossos” em plástico cristal e colorido que jogam peek-a-boo, claramente impondo sua presença.

CLÁSSICO ILUMINADO (não triste, mas elegante)

O conceito “Clássico Iluminado” adota uma nova perspectiva de formas de óculos familiares, redesenhando-as, reformulando-as e redimensionando-as para trazer um toque divertido a eles: um toque estilístico que chega fora da caixa, além de padrões e convenções estéticas. A ideia é romper com os códigos estabelecidos mantendo uma certa elegância.

Fonte: Silmo