Schneider revela o PowerLab da próxima década


Postado por Ótica Revista

Na DigiCON2022 a Schneider apresentou o mais atual em automação total

De 22 a 25 de junho de 2022, a SCHNEIDER   recebeu mais de 150 convidados internacionais   em seu DigiCON mais espetacular de todos os tempos na sede da empresa em Fronhausen, Alemanha e no LOKSCHUPPEN em Marburg, Alemanha, um novo local da SCHNEIDER.

Há um ano, a SCHNEIDER havia anunciado sua maior campanha de lançamento de produtos na história da empresa: 11 novas e revolucionárias inovações, reveladas uma a uma ao longo de 11 meses. Todas juntas dando forma ao Power-Lab da próxima década. O DigiCON deste ano marcou o grand finale da campanha de lançamento, onde todas as peças individuais do quebra-cabeça foram combinadas para trabalhar juntas como uma – as ONE com a estreia mundial da automação completa no SCHNEIDER Power-Lab. O programa da conferência de três dias contou com apresentações emocionantes e palestras fascinantes, bem como sessões ao vivo, demonstrando o Super-Lab ao vivo em ação.

Gunter Schneider começou a conferência compartilhando sua visão: Tudo começou em 1993 com a ideia de fabricar lentes individuais baseadas em descrições matemáticas livremente definíveis – freefrom. O lançamento do primeiro gerador de freeform de alta velocidade em 1998 revolucionou a indústria óptica. Seguiram-se máquinas mais rápidas, mais potentes e muito mais eficientes. Percebendo que mesmo a melhor máquina não resolveria desafios complexos, a SCHNEIDER passou a pensar não apenas em “máquinas”, mas em “sistemas”: Aumentar a inteligência das máquinas e desenvolver sistemas altamente automatizados – nasceu a ideia do Modulo. A Linha Modulo foi lançada em 2012 e continuamente ampliada com novas máquinas a uma velocidade de tirar o fôlego. Incluindo surfaçagem, limpeza e montagem – totalmente automatizados. Mas: “A última peça do quebra-cabeça para cumprir a visão da automação completa ainda estava faltando. Apresentando nosso novo Power-Lab da próxima década – agora incluindo sistema de armazenamento, surfaçagem, limpeza, antirreflexo e montagem – o DigiCON 2022 anuncia o início de uma nova era na história da produção de lentes”, diz Gunter Schneider, presidente da SCHNEIDER GmbH & Co. KG.

A seguir listamos algumas das sessões onde apresentamos profundamente a tecnologia do Power-Lab da próxima década:

  • Apague as luzes e deixe-a trabalhar. A polidora CCP Modulo ONE com a melhor qualidade de polimento, rendimento drasticamente mais alto e menor complexidade.
  • Centro de surfaçagem completamente integrado Modulo Center ONE com tecnologia de fresamento, torneamento, polimento e marcação a laser incluídos.
  • Revolucionário CSI Modulo ONE, o primeiro sistema de inspeção cosmética totalmente automatizado, baseado em um sofisticado reconhecimento de padrões impulsionado por Inteligência Artificial
  • Lavadora de lentes em linha de alto volume LCU Modulo ONE, garantindo maior rendimento no menor espaço ocupado
  • Primeira blocadora com troca de anéis de blocagem automática, CCU Modulo ONE, elevando o desempenho da blocagem a um novo patamar
  • Sistema de armazenamento  totalmente automatizado AWS Modulo ONE para armazenamento e alimentação da produção altamente eficientes e com economia de espaço
  • Poderoso gerador HSC Modulo ONE – o coração do Power-Lab da próxima década – representando praticamente a potência de dois geradores em um
  • O sistema de monitoramento inteligente, Modulo Control Center, com novos recursos interessantes para rastreamento de custos, análise de quebras e agora também disponível para layouts de laboratório independentes e clássicos
  • Primeiro carregador de domo totalmente automatizado (ADL) para tratamento de antirreflexo em lote
  • E por último, mas não menos importante – tornando o impossível possível – Modulo Coating em linha, automatizando totalmente o processo de antirreflexo.

A equipe SCHNEIDER preparou um presente muito especial para os participantes da DigiCON: eles foram os primeiros a receber um par de óculos SCHNEIDER DigiCON, fabricados no Power-Lab da próxima década – armações vermelhas com lentes tratadas com antirreflexo em linha – prontas para usar em pouco tempo. E a melhor parte, os participantes tiveram a chance de acompanhar o progresso de seu par de lentes individuais na produção, incluindo informações detalhadas sobre o custo em tempo real e muito mais no aplicativo dedicado da DigiCON.

O local da conferência foi o LOKSCHUPPEN Marburg. Construído em 1830 como um centro de serviço para locomotivas, o LOKSCHUPPEN tornou-se um lugar perdido depois de ter sido retirado de serviço na década de 70. O lugar fascinou tanto Gunter Schneider, que ele decidiu reviver o edifício histórico e conservar seu espírito para as próximas gerações. Mas não como um hub de serviços, mas um “hub para pessoas” – um lugar para a comunidade compartilhar ideias e visões, aproveitar a vida juntos, trabalhar, comer e dormir. O projeto foi finalizado em maio de 2022, quando o LOKSCHUPPEN Marburg reabriu suas portas para se tornar um novo ponto de encontro na região, incluindo um local de eventos, excelentes restaurantes e o SCHNEIDER Coworking & Founders Hub. “Sendo um fundador, era uma questão de coração apoiar jovens

empreendedores em seus projetos iniciais com o que eles necessitam. É por isso que criamos programas especiais de apoio aos empreendedores”, diz Gunter Schneider. “Que lugar melhor poderíamos escolher para sediar a conferência DigiCON?”

Além da tecnologia e das apresentações empolgantes, a equipe da SCHNEIDER também cuidou bem do entretenimento. Os participantes tiveram a chance de subir e pisar no acelerador de mini hot rods para cruzar a paisagem cênica da região de Marburg, seguido de uma noite de verão à beira do lago. Na própria SCHNEIDER “Octoberfest” a equipa celebrou a tradição alemã, oferecendo aos seus convidados um pouco da típica música folclórica, pratos tradicionais e a melhor cerveja que existe. A DigiCON culminou em uma viagem de um dia a uma das paisagens mais belas da Alemanha, a região do Reno-Mosela, incluindo um cruzeiro no rio, um passeio pelos famosos vinhedos, além de uma ótima degustação de vinhos e excelente comida.

“Depois de ver o novo SCHNEIDER Super-Lab, sem dúvida ele representará e moldará o futuro. Gunter e sua equipe impulsionam a inovação e tecnologia na indústria de fabricação de óculos de grau!”, conclui Derek Bodart, CEO da Superior Optical.