5 dicas para o empreendedor do varejo ótico


Postado por Ótica Revista

Para se destacar em um mercado altamente competitivo, é preciso oferecer um serviço diferenciado e com foco na experiência do cliente

No Brasil, o empreendedor do ramo ótico enfrenta uma série de desafios para conseguir ter sucesso no seu negócio. Além de questões burocráticas, consumidores cada vez mais exigentes e possíveis limitações financeiras, a concorrência de grandes redes pode ser um entrave à atuação das óticas não franqueadas.

Para ter uma ótica lucrativa, é imprescindível estabelecer um planejamento sustentável a longo prazo, mas não apenas isso. Estar atualizado quanto às tendências de mercado, conhecer o perfil dos clientes e oferecer experiências inovadoras ao público, assim como produtos e serviços personalizados, são ações de grande impacto e que ajudam a conquistar e fidelizar o consumidor.

Bandeira de óticas independentes
O gerenciamento de um negócio independente pode ser bem complexo. Traçar metas, criar planejamentos e fechar contratos são atividades que exigem múltiplos conhecimento e habilidades, podendo, inclusive, sobrecarregar o empreendedor. Por conta desse cenário, ter um suporte técnico para auxiliar na administração é imprescindível.

Neste contexto, vale investir em soluções que forneçam essa estrutura para a ótica. Um selo independente, que auxilia o ótico a gerenciar o seu negócio, mostra-se uma alternativa para se destacar em meio a um mercado tão competitivo e trazer o equilíbrio necessário aos negócios. Além dos benefícios – como o suporte estratégico, set-up de um sistema para gestão (ERP) e software para venda de lentes, o empreendedor segue sua gestão de forma independente e com liberdade para tomadas de decisão, sem a pressão de grandes redes.

Variedade dos meios de pagamentos
O Brasil é um país de dimensões continentais e com características e culturas distintas em cada região. Por isso, diversificar as opções de pagamento (ofertando a possibilidade desde cartões de crédito e cheques até mesmo carnês) é indispensável para não perder nenhuma oportunidade. Além disso, o simples gesto de oferecer ao público essa variedade de pagamentos demonstra o quão comprometida sua ótica está com os consumidores.

É importante destacar ainda que, mesmo com o surgimento de novas alternativas de pagamentos, a exemplo do PIX, não se pode deixar de lado outros meios mais tradicionais. Uma situação comum no ecossistema ótico é o pagamento via carnê, tendo em vista o perfil não-bancarizado de alguns consumidores. Ter soluções de pagamentos para esse público possibilita o avanço da atuação da ótica, democratizando o acesso à saúde ocular em novas camadas da população. Dependendo do local onde o estabelecimento está localizado, tal solução pode ser a única que o público consegue ter acesso.

Digitalização dos processos
O digital segue ganhando espaço no ambiente corporativo. As vantagens proporcionadas pela tecnologia são muitas e podem ajudar a ótica a ganhar competitividade, ser mais assertiva nas entregas e eficiente no atendimento. Por isso, é essencial investir na digitalização da operação.

A aquisição de soluções tecnológicas personalizadas de acordo com as demandas da ótica (como ERPs), bem como a substituição de arquivos em papel pelo armazenamento no ambiente online e a adoção de novas estratégias de vendas (utilizando canais digitais que podem iniciar com as próprias redes sociais) são mudanças necessárias para melhorar o desempenho operacional da ótica e conquistar novos perfis de clientes.

Alternativas às franquias
As franquias são modelos de negócios muito populares no Brasil. Apesar de serem comuns, podem não ser, necessariamente, a melhor opção para as óticas. Isso porque as características do seu público, assim como as estratégias e planejamento a longo prazo, podem exigir uma liberdade maior do empreendedor para tomar decisões, muitas vezes imediatas, o que nem sempre é possível quando se é franqueado.

A liberdade e autonomia do ótico para traçar estratégias de gestão e fechar contratos com fornecedores é crucial para que ele seja mais eficiente na administração do seu negócio. Assim, de forma alternativa às franquias, é possível construir sua ótica de forma independente, obtendo resultados muitas vezes superiores e mantendo a autonomia plena na tomada de decisões.

Redes sociais como aliadas estratégicas
A internet criou outras possibilidades de atuação dos negócios. Mesmo assim, muitos empreendedores ainda acreditam que é preciso realizar grandes investimentos em plataformas de e-commerce para conseguir vender e competir com grandes redes. No entanto, é possível obter bons resultados no ambiente online de forma simples.

O ótico pode criar, por exemplo, canais de contato nas redes sociais e, assim, oferecer um atendimento personalizado ao público. Plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook são bem populares, sendo, portanto, estratégicas para uma comunicação mais fluída e assertiva com clientes da região onde a ótica está localizada. Além da comodidade e agilidade no atendimento, esses meios são importantes também para construir vínculos com o público.

Finalizo destacando que o ótico tem a sua disposição várias estratégias de fácil implementação e cujos resultados práticos podem ser enormes a médio e longo prazo, ajudando-o não apenas a vender, mas a fidelizar o público, passando por gerações e sendo referência no seu bairro ou cidade. Vamos em busca de inovações que proporcionem o oxigênio necessário ao ecossistema e aumentem a vitalidade dos pequenos e médios negócios!

*Rafael Rodrigues é Country Manager da CECOP Brasil, maior comunidade de óticas independentes do mundo, graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com especialização em Economia pela FIA e MBA em Gestão de Negócios e Inovação pela BI International.

Sobre a CECOP
A CECOP é a maior comunidade de óticas independentes do mundo, com 4.500 lojas associadas e a visão de ser um dos agentes transformadores do modelo tradicional do varejo no setor. Com sede na Espanha e 20 anos de existência, a empresa está presente em 9 países: Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra, Irlanda, Colômbia, México e Estados Unidos. No Brasil, a CECOP possui mais de 1.200 óticas integradas que, juntas, vendem ao consumidor aproximadamente R$ 1 bilhão por ano. Através de um formato inovador no conceito de comunidades e economia compartilhada, o modelo da empresa tem como objetivo entregar ferramentas e soluções que tornem o empresário cada vez mais competitivo, sustentável e lucrativo, ao mesmo tempo que respeita a liberdade e independência que um empreendedor possui sobre seu próprio negócio. Para obter mais informações, viste www.cecop.com.br

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