Marketing Olfativo, uma poderosa ferramenta


Postado por Ótica Revista

Estamos vivendo a era da experiência e o olfato é nosso sentido mais poderoso, então, porque não pensar em criar uma assinatura olfativa para o seu negócio?

Roupa perfeita, acessórios combinando, maquiagem impecável, cabelo de capa de revista… Calma, ainda falta o perfume! Com o ambiente funciona igualzinho. Da mesma maneira que uma fragrância arremata o look e reflete nosso estado de espírito naquele momento, ela também mostra para o mundo a vibe do lugar onde estamos.

Os objetos que escolhemos para decorar aquele espaço especial carregam nossa história, nossos sentimentos e anseios. Assim como o cheiro de cada ambiente revela a sua identidade. Se você acha que perfumar a casa é apenas usar um sachezinho para neutralizar maus odores, está na hora de abrir a mente e rever suas crenças. Vai muito além. Prova disso é o crescimento das empresas especializadas no desenvolvimento de soluções olfativas que não só perfumam como também entram na decoração.

Hoje em dia, a funcionalidade de um perfume de ambientes é indiscutível. Eles são capazes de criar um mood específico para tornar cada momento memorável. Não é por acaso que este mercado tem crescido cada vez mais.

Renata Ashcar foi pioneira na difusão da cultura do perfume no Brasil. Há mais de 30 anos nesse segmento, a expert começou como designer de frascos para perfumes. Após colecionar alguns prêmios, decidiu escrever o primeiro livro em Português sobre Perfumaria: Brasilessencia: A Cultura do Perfume. A publicação a lançou para um novo desafio: realizar a curadoria do Museu do Perfume, em Curitiba e em São Paulo. Em seguida veio o seu celebrado GUIA DE PERFUMES, publicado desde 2008 que foi concebido a partir do desejo de tornar mais acessível e didático o universo perfumado, não apenas para os profissionais da área, mas também para os apaixonados por fragrâncias. O Guia aliás é a base de seu trabalho na área de educação onde Renata desenvolveu um curso de avaliação olfativa para pessoas com deficiência visual e hoje se dedica a aulas de formação de especialistas em vendas de perfumes, realizadas em parceria com o Instituto ABIHPEC e o Centro Paula Sousa (ETEC), além de treinamentos especializados.

Com uma trajetória marcada por projetos originais, seu trabalho de projeção internacional como embaixadora da Perfumaria brasileira colocou nosso país no acervo da Osmotheque e do Museu Internacional da Perfumaria em Grasse pela primeira vez na História.

A ÁRVORE OLFATIVA

Quer se tornar um expert em perfumaria? então guarde bem a figura desta árvore criada por Renata Ashcar. Porque nem só de palavras como doce, fresco, cítrico ou amadeirado vive a definição de uma fragrância. Ela foi criada para ajudar na classificação dos perfumes considerando aspectos do Brasil e regras internacionais.

O sistema de classificação olfativa baseia-se em seis famílias conceituais de fragrâncias, cada qual com suas subcategorias. Estas, por sua vez, levam em conta que cada parte de sua estrutura de um perfume (nota de saída, corpo e fundo) é composta de vários ingredientes. Para completar, relacionamos cada grupo olfativo com um estilo de pessoa, por perfume e personalidade têm muito em comum.

Dicas para melhor escolha

SEJA CRIATIVO: na hora de escolher um perfume de ambiente pense na atmosfera que deseja criar. Combine produtos com diferentes formatos – como por exemplo uma vela e um difusor –, e tenha assim um efeito lúdico. Também leve em consideração o décor. Se for mais moderno, prefira objetos de linhas puras. Já uma decoração rústica pede materiais inspirados na natureza, como a cerâmica.

SUA ASSINATURA OLFATIVA: Existem pontos bem importantes para levar em conta na hora da escolha, reúna o máximo de informações sobre o negócio. O cheiro pode traduzir muitos atributos. Quanto mais você souber, maiores as chances de acertar na escolha.

O EQUIPAMENTO MAIS ADEQUADO: Hoje existem uma série de equipamentos que podem ser adequados ao seu espaço, consulte um profissional competente na hora de escolher.

RENATA ASHCAR é quem assina esta matéria. Especialista em perfumes ela assina diversas publicações e entre elas o consagrado Guia de Perfumes. Autora também do Curso Sommelier de Perfumes de ambiente e marketing olfativo. www.renataashcar.com.br