Viaje para a Namíbia

Postado por Ótica Revista

A República da Namíbia é um país da África Austral limitado a norte por Angola e Zâmbia, a leste pelo Botsuana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. Embora não faça fronteira com o Zimbábue, menos de 200 metros da fronteira com a Zâmbia e Botsuana separa-os em seus pontos mais próximos. O país ganhou a independência da África do Sul em 21 de março de 1990, após a Guerra de Independência da Namíbia. Sua capital e maior cidade é Windhoek, com uma população de 325 mil habitantes e a Namíbia é o segundo país com menor densidade populacional do mundo, somente a Mongólia consegue superar a Namíbia nesse aspecto.

Foi um país colonizado pela Alemanha e depois fizeram parte da África do Sul, a língua oficial é o inglês. Mas também se fala as línguas alemã, bantu e africâner .É um dos países mais seguros da África para os turistas, podendo ser conhecido através de pacotes turísticos ou ainda da maneira que possibilita a maior liberdade possível que é o aluguel de um carro. As estradas são de cascalho (terra), com exceção da principal estrada que corta o país ao meio que é asfaltada. Mas diferente do Brasil, como a Namíbia é praticamente um deserto e não há chuvas, faz com que as estradas mesmo de terra sejam super planas e sem buracos, podendo desenvolver 80 km/h com muita segurança. É um país fascinante com diversos pontos para se visitar, vamos refazer alguns pontos dos diversos que visitamos nesse sensacional país durante os 15 dias que passamos por lá.

Chegamos em Windhoek, não há voo direto do Brasil, então voamos de São Paulo para Johanesburgo com a South African Airways e depois de fazer a conexão apanhamos um voo com a Air Namibia, companhia estatal que liga Johanesburgo até Windhoek.

Em Windhoek visitamos diversos locais como a Igreja de Cristo e o Museu Memorial da Namíbia, o edifício dourado de 40 metros de altura é imperdível e foi projetado e construído por uma empresa norte-coreana. No topo estão 3 andares de museu, com o primeiro andar contando a história sob o domínio colonial de diferentes países. O segundo andar é sobre o movimento de resistência, pelo qual o terceiro andar se conecta ao caminho para a independência do país Namíbia. O museu foi inaugurado em 21 de março de 2014, no 24º aniversário da independência da Namíbia, mas é pelo interior do país que está suas verdadeiras joias.

Saindo de Windhoek, fomos para a região de Mariental, e no Hotel Lapa Lange Game Lodge tivemos a nossa primeira grande aventura que foi o Encontro com as Cheetas (guepardos). Após elas serem alimentadas, o funcionário e cuidador desses lindos felinos, nos guiaram até as mesmas que era um total de cinco belos exemplares do mais veloz animal terrestre do mundo. Duas ficaram de olho em alguns gnus que estavam do outro lado da cerca e nem nos deram atenção, porém outras três ficaram interagindo o tempo todo conosco. Para os amantes de felinos é um momento único, um momento mágico.

Depois seguimos para uma floresta bem diferente, chamada de Quiver Tree Forest, que também é conhecida localmente como árvore da aljava, seu formato peculiar, quase de ponta cabeça e suas cascas no tronco na cor dourada, deixam essa floresta com um aspecto muito especial.