Portugal é um pequeno país em sua área territorial, porém um grande país quando olhamos para sua história, cultura, culinária e tradições. Os portugueses foram o povo que se lançaram aos mares ainda no século XIV e descobriram novos mundos, para a época um feito como ir a Lua em nossos dias. A primeira nação a ter presença em todo o globo terrestre, o primeiro império mundial e até a Austrália, no continente da Oceania, foi descoberta por nossos irmãos lusos em 1522. E através destas andanças pelo mundo durante os últimos 6 séculos, fez do povo português, um povo hospitaleiro, gentil e que sabe se comunicar em diversas línguas e ter aquele calor quase de brasileiro em nos receber em suas terras. Eles descobriram novas fronteiras e agora é a nossa vez de descobrirmos Portugal!
A Capital de Portugal é a elegante cidade de Lisboa, que situa-se em uma área elevada no estuário do Rio Tejo, tendo uma população em sua área metropolitana de aproximadamente 2 milhões de habitantes, sendo que no país inteiro a população é de aproximadamente 10 milhões de habitantes. Lisboa tem diversos pontos turísticos a serem visitados e aqui elencaremos os principais, mas desde já deixamos bem claro para nossos leitores que o melhor passeio em Lisboa é se perder por suas ruas e deixar se guiar pelas lindas vistas do bairro Alto, pelos aromas e sabores de sua culinária. Aproveitar o conforto da língua portuguesa, por ser o mesmo idioma que nós brasileiros falamos e mergulharmos de cabeça sem pacotes de viagem, não precisa ter receio, é um pais seguro se tomarmos as medidas de segurança básicas, então vamos a partir de agora viajarmos por alguns dos encantos desse lindo país.
Como circular em Portugal: A melhor maneira de se deslocar em Portugal é alugar um carro, suas estradas são excelentes e seguras. A ligação entre as três maiores cidades Lisboa – Coimbra – Porto também pode ser feita por trem. Já em Lisboa a dica é passear a pé e nas atrações mais distantes como por exemplo o Mosteiro dos Jerônimos, ir de transporte público.
PRINCIPAIS PASSEIOS NA CIDADE DE LISBOA
Separamos para vocês as principais visitas a serem realizadas na CIDADE DAS SETE COLINAS
Mosteiro dos Jerônimos
Um monumento à riqueza da era dos descobrimentos, o mosteiro é o ápice da arquitetura manuelina. Encomendado por Manuel I em 1501, logo após o retorno de Vasco da Gama das Índias, sua construção foi financiada em grande parte com os lucros do comércio de especiarias, pedras preciosas e ouro. O mosteiro foi confiado à Ordem dos Jerônimos até 1834, quando todas as ordens religiosas foram dissolvidas em Portugal. O mosteiro é imenso, e podemos citar os principais pontos a serem visitados, tais como: O túmulo de Vasco da Gama, o Refeitório, o Claustro, a Casa Paroquial, a Porta Sul, entre outros.
Prepare-se: Praça do Império, Ônibus 28, 727,729,751, Bonde (Elétrico) 15 , Acesso a cadeirante ao Claustro. site:www.mosteirojeronimos.pt
Torre de Belém
Seguindo ainda na região de Belém, temos a Torre de Belém que foi encomendada por Manuel I, a torre foi erguida para ser uma fortaleza no meio do Tejo em 1515-1521. No passado a Torre de Belém situava-se bem mais afastada da costa do que hoje. Ponto de partida dos navegadores que saíam em busca de novas rotas comerciais para o Oriente. A beleza da torre está em sua decoração externa, por causa dos entalhes em pedra.
Prepare-se: Avenida da India, Ônibus 28, 727,729,751, Bonde (Elétrico) 15, . site:www.mosteirojeronimos.pt (é a mesma administração do Mosteiro dos Jerônimos).
Museu Nacional dos Coches
Este museu dedicado às carruagens foi fundado em 1905 pela esposa do rei Carlos, Dona Amélia, cujo o manto rosa de equitação está exposto aqui. Funciona na antiga escola de equitação do Palácio de Belém, e o resto da construção serve como residência do presidente do país. As carruagens exibidas abrangem três séculos. Seus modelos variam do funcional e cotidiano ao exagero. A galeria principal do prédio é em estilo Luis XVI, tem lindo teto pintado e abriga 2 fileiras de carruagens da realeza portuguesa. Entre as mais extravagantes estão as 3 carruagens barrocas do século XVIII, feitas em Roma para o embaixador de Portugal no Vaticano.
Prepare-se: Praça Afonso de Albuquerque, Ônibus 28, 727,729,751, Bonde (Elétrico) 15, . site:www.museudoscoches-ipmuseus.pt
A fábrica de Pastéis de Belém
A Confeitaria de Belém foi fundada em 1837, é a pioneira na fabricação do mundialmente famoso “Pastel de Belém”, (o famoso pastel de nata). É um ponto de parada para quem visita Lisboa e você vai encontrar turistas do mundo todo. Fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos. A sua história é bem curiosa, pois após a revolução liberal ocorrida em 1820, quatorze anos depois, em 1834, são fechados os conventos e mosteiros com a expulsão do clero e dos trabalhadores, logo pelo desespero em sobreviver colocaram na loja doces artesanais para venda e a partir dessa data se deu o início dessa receita de sucesso.
Prepare-se: Rua de Belém, 84 a 92, Ônibus 28, 727,729,751, Bonde (Elétrico) 15, . site:www.pasteisdebelem.pt
Ainda na região de Belém temos o Monumento aos Descobrimentos, situado com destaque na beira do rio, este monumento foi construído em 1960 para celebrar os 500 anos da morte de Henrique, o Navegador.
Prepare-se: Avenida de Brasília Ônibus 28, 727,729,751, Bonde (Elétrico) 15, . site:www.egeac.pt
Já o Museu de Marinha foi inaugurado em 1962 na ala oeste do Mosteiro dos Jerônimos, o museu é dedicado aos descobrimentos e ilustra com réplicas o rápido desenvolvimento naval a partir do século XV.
Prepare-se: Praça do Império, Ônibus 28, 727,729,751, Bonde (Elétrico) 15 , Acesso a cadeirante ao Claustro. site:www.museu.marinha.pt
Praça do Comércio
Mais conhecido como Terreiro do Paço, essa área abrigou o Palácio Real por 400 anos. Depois da revolução de 1910, tornou-se sede dos escritórios do governo. O lado sul da vista para a entrada de Lisboa através do Rio Tejo, por onde através de sua escada com degraus de mármore chegava a realeza e os embaixadores. Sua visita é rápida, porém indispensável para quem quer fazer uma foto na mais famosa praça de Portugal.
Museu Nacional do Azulejo
A produção de azulejos decorativos é herança dos mouros. A partir do século XVI, Portugal começou a confeccionar os seus próprios azulejos. Os exemplares em azul e branco, da era do Barroco, são os melhores na opinião dos especialistas.
Prepare-se: Rua Madre de Deus, 4, Ônibus 60, 727,751, site:www.museudoazulejo.gov.pt
Passeio Elétrico Turístico 28
Esse é um dos mais incríveis e completos passeios na Cidade das Sete Colinas, o bonde antigo e restaurado faz um circuito pelos mais tradicionais bairros de Lisboa, e a nostalgia de voltar ao passado, aonde todos os lisboetas usavam apenas os elétricos como meio de transporte para irem e virem de suas tarefas diárias. A saída se faz na Praça do Comércio, e você conhecerá Martim Moniz, Graça, Alfama, Mouraria, Portas do Sol, Sé, Rua da Conceição, Chiado, Camões, Calçada do Combro, São Bento, Estrela, Lapa, Bica, Praça do Município. O ingresso da direito a fones auditivos com a explicação de todas as atrações em 12 línguas diferentes. Ainda há a possibilidade de conjugar o passeio de bonde com um majestoso passeio de barco no Rio Tejo com o acréscimo de um valor (combo). No Yellow Boat, podemos explorar a vista da cidade de outro ângulo, como se o barco fosse um palco flutuante, a saída é feita no Terminal Sul e Sudeste localizado no Terreiro do Paço. Também há a disponibilidade de fones auditivos em 4 idiomas. Dentro desse palco flutuante podemos observar a Torre de Belém, o Monumento aos Descobrimentos e a majestosa Ponte 25 de Abril que com seus 2.277 metros de comprimento a torna uma recordista, sendo a ponte suspensa mais longa da Europa e ainda de bônus temos a vista do Cristo Rei na margem oposta à cidade, abençoando os turistas que ficam maravilhados com o seu tamanho e esplendor. Prepare-se: Praça do Comércio, site: www.yellowbustours.com
VAMOS TAMBÉM PASSEAR NO NORTE DE PORTUGAL?
Para quem tem um pouco mais de tempo, o que não falta nas terras lusas é o que ver e fazer, convidamos aos nossos leitores a viajarem conosco por mais 3 destinos ao norte de Lisboa, mas fugindo dos clichês de Fátima, Coimbra e da cidade do Porto.
Quinta da Regaleira
Situado no centro histórico de Sintra (25 Km do centro de Lisboa), temos A Quinta da Regaleira, onde o Palácio é o edifício principal, também designado Palácio do Monteiro dos Milhões, pela alcunha do proprietário António Augusto de Carvalho Monteiro que, tendo sido distinguido pelo rei Dom Carlos I em 16 de agosto de 1904 como barão de Almeida, foi quem encomendou a construção do palácio na configuração atual. O local é tão maravilhoso que é tido por muitos como a “Disneylandia Medieval”. Com direito a pontes, túneis e torres para explorar. Mas o ponto alto da Quinta sem dúvidas é a “Torre Invertida”, popularmente conhecida como Poço Iniciático, há relatos de que o lugar era usado em rituais de iniciação da maçonaria. De fato, o lugar parece esconder vários detalhes ocultos dos mais distraídos, incluindo passagens secretas e pontos de observação, vale lembrar que o Poço Iniciático está ligado com outros pontos da Quinta, através de túneis subterrâneos liberados para exploração.
Prepare-se: Rua Barbosa du Bocage, 5 – Sintra, www.regaleira.pt
Palácio Nacional de Mafra
Situado próximo ao centro da cidade de Mafra (40 Km do centro de Lisboa), o Suntuoso Palácio Nacional de Mafra que é uma obra magnífica do reinado de D. João V, o mais importante símbolo da arquitetura barroca no país, é um Monumento Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO. Os seus 40.000 m2 e 1200 divisões de ambientes foram a residência de verão da família real. Além de ser o único monumento nacional português que engloba um Paço Real, uma Basílica e um Convento. Também temos a Biblioteca do Convento de Mafra que é considerada uma das três mais importantes e bonitas do mundo, e ainda ela tem uma super curiosidade que é o fato da mesma ser uma biblioteca ecológica, uma vez que os morcegos da região tem acesso ao seu interior e controlam os insetos, os tenebrosos inimigos dos livros e da madeira de suas estruturas. Prepare-se: Terreiro D. João V – Mafra, site: www.palaciomafra.gov.pt
Parque Nacional Peneda Gerês
O Parque Nacional da Peneda Gerês possui mais de 70 mil hectares, criado em 1971, foi classificado como o primeiro (e único) Parque Nacional de Portugal e tem como objetivo preservar sua fauna, flora, água e solos, também é considerado uma Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, é possível entrar em contato com a natureza, fazer caminhadas pelas trilhas indicadas, andar de bicicleta, fazer piqueniques nas mesas distribuídas pelo parque, almoçar em um dos restaurantes e nos dias quentes aproveitar as cachoeiras e pequenas praias fluviais que o parque oferece, além de fazer as fotos mais lindas possíveis dentro de uma mata ainda nativa, é impossível não se apaixonar por Gerês e querer ficar descansando e recarregando a bateria longe da cidade grande.
Prepare-se: Concelho de Raposeira – Terras de Bouro (400 Km da cidade de Lisboa) www.pnpgeres.pt
CCT Travel – Rua Amália de Noronha, 243 – Jd. América| CEP 05410-010 | São Paulo/SP
Telefones: (11) 94311-0848 (11)3064-3583 | (11) 3063-0043
Email: cct@iconet.com.br
Colaboradores: Marllon Ribeiro e Tania Rosina, casal apaixonado por viagens, que em 15 anos de estrada já visitaram 113 países e territórios por esse mundo afora. Instagam: casalbrasileiropelomundo