Você dorme bem?


Postado por Ótica Revista

Cada vez mais tem se falado sobre os distúrbios do   sono, e esses são muito mais frequentes do que se imaginava. Cerca de 72% dos brasileiros são acometidos por algum distúrbio do sono, sendo o mais frequente a insônia.

A insônia ocorre na dificuldade em adormecer ou em acordar no meio da noite, e não conseguir voltar a dormir.

O tempo de sono varia de acordo com a idade, sendo que as crianças necessitam de mais horas de sono que o idoso. Adultos saudáveis dormem em média de 7- 9 horas, podendo variar de 6-10 horas.

A insônia pode ter caráter agudo, por uma situação pontual e autolimitada, ou pode se tornar crônica (pelo menos 3 dias na semana por no mínimo 3 meses). Não devemos medir esforços para reverter o quadro agudo da insônia, pois a insônia gera mais insônia devido ao medo de mais uma noite sem dormir. Isso faz com que os insones passem a usar medicamentos indutores do sono por tempo indeterminado, o que pode gerar alterações cognitivas, como as na memória. Em alguns casos ocorre o uso abusivo de bebidas alcóolicas que erroneamente são interpretadas como indutoras do sono.

A redução de horas ou a má qualidade do sono podem gerar sonolência durante o dia, e isso causar consequências tanto para aquele que tem insônia quanto para aqueles que o rodeiam, como o ocorrido nos acidentes automobilísticos gerados por pessoas que adormecem no trânsito.

Também podem levar a irritabilidade, ansiedade, dificul-dade de concentração, e alteração da memória, além de sintomas depressivos.

O sono tem uma importante função para manter o equilíbrio de todo o organismo. É durante o sono que o corpo descansa para que funcione bem durante o dia, restabeleça funções e estimule a produção de hormônios.

Dentre esses hormônios temos o de crescimento, o qual é produzido durante o sono. Ele é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

É também   durante o sono que os hormônios da saciedade são liberados. Pessoas que não dormem bem, podem ter aumento de apetite e ganho de peso.

A privação do sono pode acarretar a elevação do cortisol, o qual inibe a produção de insulina, aumentando o risco

de desenvolver o diabetes.

Outra importante função do sono é sobre o sistema cardiovascular.  Pessoas que não apresentam sono adequado podem desencadear quadros de Hipertensão Arterial Sistêmica, Arritmias Cardíacas, Infarto Agudo do Miocárdio, entre outras doenças.

Contudo torna-se essencial que alguns hábitos sejam adquiridos para amenizar esse distúrbio indesejado. É o que chamamos de Higiene do sono.

Devemos nos preparar para o sono, muito antes de irmos para a cama.

Primeiramente devemos determinar um horário para irmos para a cama e para acordarmos, e segui-los inclusive nos finais de semana. Caso tenha o hábito de tirar cochilos à tarde, que esses não excedam 30-45 minutos, e que não ocorram após às 16 h.

A ingestão de bebidas alcóolicas deve ser evitada algumas horas antes de dormir. Atividade física deve ser uma rotina, porém evitada próxima ao horário de dormir.

Evitar fazer refeições pesadas.

Por volta de 1 hora antes de ir para a cama  descontinuar os estímulos  luminosos, como as telas de celulares, televisão, jogos e relógios eletrônicos.

Certificar-se que o quarto esteja confortável, com temperatura adequada, em silêncio e com pouca ou nenhuma luminosidade.

Evitar usar a cama para trabalhar ou assistir TV. Ela deve ser usada só para dormir.

Caso acorde no meio da noite , e não consiga mais dormir ,levante da cama, e retorne novamente só quando estiver com sono.

Os distúrbios de sono, inclusive a insônia , não devem ser subestimados, considerando a importância da repercussão deles em nossas vidas.

Caso se identifiquem com o perfil insone aconselho que procure o seu médico para ele possa te orientar e  que esse quadro possa ser revertido o mais breve possível, e possa viver plenamente a sua vida.

Fonte: