Multinacional italiana lança sua primeira máquina de surfaçagem freeform, o CoreTBA, para o mercado do Brasil e da América Latina

Reconhecida internacionalmente por sua expertise na produção de máquinas industriais, a MEI System traz ao Brasil seu primeiro equipamento para a fabricação de lentes freeform sem blocagem: o CoreTBA. O lançamento, voltado ao mercado da América Latina, acontecerá na Expo Óptica 2025, realizada de 09 a 112 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Em um cenário de constantes avanços, a tecnologia inovadora do CoreTBA comprova que é possível aliar alto desempenho à eficiência dos métodos tradicionais. Ao integrar os sete estágios essenciais da produção de lentes, o CoreTBA otimiza espaço, reduz o tempo de fabricação, custos com energia, matéria-prima — como adesivos e alloy — e manutenção de diversos maquinários.
“Este equipamento revolucionou os mercados onde já foi lançado e chega ao Brasil para revolucionar a surfaçagem dos laboratórios ópticos em toda a América Latina”, afirma Gianluca Remondini, Diretor Geral da MEI System no Brasil.
7 em 1
Com o CoreTBA, a produção das lentes se resume a apenas sete etapas, que ocorrem de forma sequencial e automatizada.
Antes de iniciar, é realizada uma medição da curva real externa do bloco, permitindo alguma compensação em caso de variação, assegurando que a surfaçagem da curva interna seja realizada exatamente conforme a prescrição. Em seguida, ocorre a surfaçagem sem blocagem, com uma fresagem de alta velocidade que reduz o diâmetro do bloco e realiza o desbaste da superfície a seco. Na unidade de torneamento com diamante, o acabamento da superfície é aperfeiçoado.
A micro gravação é realizada na etapa seguinte, por meio de gravações semivisíveis de referência feitas a laser de pulso curto, sem a utilização de gás. Após isso, há uma etapa com duas unidades estações para polimento e lavagem, que minimizam o uso de líquido polidor e prolongam a vida útil do pad de polimento, sem afetar a produtividade.
Por fim, realiza-se um mapeamento de superfície, comparando a lente produzida com o projeto original. Sua função de inspeção automática assegura ainda um controle de qualidade rigoroso. A medição é efetuada em tempo real em 100% das lentes, sem comprometer a produtividade da máquina.
Produtividade Compacta e Excepcional
Com uma área operacional de apenas 4 m², o CoreTBA dispensa o uso de outros equipamentos para tarefas como fita e blocagem.
Ele permite produzir um par de lentes em apenas dez minutos, que podem ser encaminhados imediatamente para o tratamento antirreflexo.
Compromisso com a Sustentabilidade
A ausência de blocagem e a fresagem a seco possibilita redução de resíduos e economizando energia. Trata-se de uma inovação que honra os métodos consagrados do setor, apontando para um futuro mais sustentável.
“O CoreTBA inaugura um novo capítulo em nossa trajetória, representando nossa estreia na surfaçagem freeform. Assim como o primeiro smartphone revolucionou a interação global em 2007, esta tecnologia promete transformar para sempre o mercado óptico”, destaca Remondini.
Expansão do Portfólio e Soluções Inovadoras
Com o lançamento do CoreTBA, a MEI System amplia sua atuação no Brasil e na América Latina – um portfólio que já inclui facetadoras consagradas como a EasyFit Trend, Bisphera TBA Phoenix e a 4RacerTBA Swift. Somando-se a essas inovações, a empresa apresenta o EasyBuddy, um acessório que automatiza a tradicional facetadora EasyFit Trend, eliminando a intervenção manual e aprimorando o fluxo de trabalho.
Sobre a MEI System
Líder global no segmento de máquinas industriais, a MEI System tem a missão de revolucionar os processos de produção no mercado óptico. Com sua inovadora tecnologia de corte a seco — que elimina a necessidade de adesivos e ventosas —, a empresa oferece uma ampla gama de equipamentos, atendendo desde óticas até grandes laboratórios automatizados. Presente no Brasil desde 2014, a filial em São Paulo é a base para um suporte técnico de excelência em toda a América Latina.
Mais informações em: www.meisystem.com