Cobertura completa da NRF 2024 Maker it Matter


Postado por Ótica Revista

O Big Show da NRF 2024, aconteceu na cidade de Nova Iorque – EUA nos dias 14, 15 e 16 de janeiro e trouxe o título de “MAKER IT MATTER”, reunindo mentes em tópicos críticos para informar, inspirar e ajudar a transformar negócios.

O evento ofereceu sessões exclusivas com líderes de negócios e conversas francas sobre os desafios que enfrentamos hoje e as possibilidades de amanhã, para enfrentar os novos desafios.

Como é tradicional todo ano, a JTB Consultoria mais uma vez montou uma delegação para participar do evento e captar todas as novidades que movimentam o mundo no varejo e, que nos deu a honra de poder compartilhar todos os detalhes com o universo óptico.

Esta cobertura contém os principais assuntos abordados!

1.1 PERSPECTIVA, NÚMEROS E JORNADA:

Em 2023, pós pandemia e com toda a população brasileira vacinada, a economia brasileira entrou em um processo de recuperação, porém com mudanças profundas nos hábitos de consumo das pessoas e com os negócios de varejo tendo que ser reinventados para atender esse novo consumidor que surge na pós pandemia. Em 2024 os empreendedores precisam estar cada vez mais preparados para enfrentar os novos desafios. O Big Show da NRF é o local, no qual você̂ encontrará as inovações necessárias para o seu negócio.

JORNADA DA DELEGAÇÃO JTB CONSULTORIA

A jornada da delegação da JTB Consultoria (Universidade do Varejo), que contou com cerca de 20 inscritos e pagantes na NRF, tendo a Coordenação Técnica do Professor Juedir Teixeira (JTB Consultoria) e Apoio Técnico na área de tecnologia

da informação de Luis Jairo (Grupo Alvorada) e contou ainda com a participação do MSc. Renato Guedes, de Felipe Ribeiro (JTB Consultoria) e Walquyria Majeveski (ASSERJ), seguiu a seguinte programação:

  • Jantar de integração do grupo: realizado no tradicional restaurante de gastronomia italiana de Nova Iorque, o Carmine’s, no dia 12/01/2024 e contou com a participação de 20 integrantes de delegação. O jantar foi oferecido para a delegação e foi muito importante para a integração inicial do grupo.
  • Participação no New York Retail Summit 2024: foi organizado pelo O Negócio do Varejo, do qual a JTB Consultoria foi parceiro estratégico. Aconteceu no The Hard Rock Hotel, um icônico local de eventos dentro do hotel, e contou com palestras de importantes líderes do varejo no Brasil e também fora do pais, a exemplo de Guilherme Serrano, executivo da CVS Health.

1.2 PARA ONDE O VAREJO ESTÁ INDO?

O Big Show da NRF (National Retail Federation) é um evento de varejo que acontece anualmente no mês de janeiro na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ele é formado por uma grande feira de tecnologia e um congresso que reúne grandes nomes do varejo mundial, com apresentação de tendências, cases de sucesso e muita reflexão sobre os caminhos que o varejo vem trilhando.

Além da NRF, a cidade de Nova Iorque oferece um cardápio farto de flagships, (um ambiente que tem o objetivo de apresentar o conceito existente por trás da marca), proporcionando, na maioria das vezes, grandes experiências aos seus visitantes. Elas são verdadeiras vitrines para os apaixonados por varejo admirarem ideias e tendências, sendo realizadas na prática dentro dessas lojas.

Visitar a NRF e a cidade de Nova Iorque é uma experiência única, que promove oxigenação dos pensamentos, nos levando a grandes insights e ideias que podem ser traduzidas para o nosso negócio, fazendo com que possamos evoluir e desenvolver novos conceitos capazes de fortalecer nossa posição de mercado e nosso relacionamento juntos aos nossos clientes.

A NRF de 2024 foi uma das edições mais realistas e consistente com o contexto mundial da sua série histórica. Seus participantes conseguiram se encontrar em cada uma das apresentações e ver o verdadeiro sentido por trás do que estava sendo apresentado.

O modelo de se fazer varejo vem sofrendo pressões advindas principalmente da velocidade das transformações tecnológicas, das mudanças no perfil de consumo influenciadas pelas novas gerações e pelo contexto político e econômico mundial, fazendo com que a atenção seja direcionada para o que realmente importa, sendo esse o ponto central de todo o palco da NRF. Gerar novas receitas, gerir seus custos e aumentar sua relevância diante de seu cliente! Neste momento separar o que é distração do que é disrupção é fundamental para que não se desperdício de tempo, de recursos e de energia em processos que não vão agregar valor para aquilo que de fato é importante.

O CLIENTE COM FOCO NO NEGÓCIO

Parece óbvio e até um clichê quando falamos que o cliente deve ser o foco dos negócios. Mas é sobre não se distrair e sim focar no que é importante, lembra?!

O cliente vem se apresentando de forma mais fluida no mercado e em contrapartida as empresas vem entendendo que o cliente não tem setor, e que as grandes marcas atravessam seus segmentos causando um efeito de transversalidade nos negócios. Não é somente sobre a farmácia vender perfumaria, que antes estava mais presente na gôndola dos supermercados, mas é algo mais profundo. Na loja da Costco, por exemplo, podemos realizar exames de vista, comprar óculos, medicamentos, fazer a feira e até comprar um anel de brilhantes. Outro exemplo é o da Amazon, que em breve se tornará a maior empresa de saúde do mundo.

Se o cliente já está no meu negócio a ideia é que ele possa usar todo o seu orçamento no meu varejo e ser atendido de forma completa em suas necessidades e desejos, mesmo que para isso eu precise de fazer parcerias.

O foco no cliente requer uma audição ativa para que possamos ouvir verdadeiramente o que o cliente quer e gerar um processo de confiança entre o cliente e a marca. Este deve ser o elo mais desejado pelas empresas, afinal, em tempos difíceis os consumidores buscam a marca em que confiam pois não pode haver possibilidade de errar.

Conhecemos o caso da Tractor Supply Company, uma empresa que está totalmente empenhada em atender os consumidores adeptos do estilo de vida rural no Estados Unidos e, dentro desse propósito, eles literalmente colocam os clientes no centro das atenções, seja na diversidade de produtos de várias áreas desse estilo de vida, seja na curadoria sobre o assunto (apoiado pela IA) ou seja em atender o cliente e se envolver no seu caso, mesmo se a loja já estiver fechando.

Ouvir o seu cliente e perceber quais necessidades vão surgindo a medida que o mundo vai mudando a sua volta, ir se moldando para atende-lo da forma como ele quer e necessita hoje. Não podemos fazer das experiências passadas nosso futuro, é importante ir capturando as mudanças que fazem sentido para os nossos clientes e nos guiarmos por elas.

RETAIL MEDIA

Dentro da ideia de monetização com o retail media, podemos destacar as oportunidades de gerar receita com os espaços de mídias para os canais digitais, como se fosse um trabalho de trade marketing na jornada de compra digital do cliente.

Mas não é só isso, a maioria das empresas já usufruem de um banco de dados sobre seus clientes e isso também dá para monetizar. Empresas como o Grupo Pão de Açúcar vem negociando campanhas com a indústria a partir de informações geradas pelos dados do seu CRM, sendo muito mais assertivo no alcance dos resultados desejados pelos dois lados da mesa. Por exemplo, observar que 80% dos clientes que compram carne também compram café.

Informações relevantes como essa podem ter muito valor para a indústria e ser uma oportunidade a mais para os supermercados gerarem receitas adicionais.

O pulo do gato é traçar a melhor estratégia de uso dessa informação e extrair ao máximo o que ela pode gerar de receita para o seu negócio.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA PRODUTIVIDADE

Aumentar a produtividade a partir do uso de tecnologia e dessa forma fazer uma gestão mais assertiva dos custos e despesas e, de quebra, mitigar os efeitos da escassez de mão de obra é sem dúvida o sonho de todos os varejistas.

É exatamente esse o sentido por trás dos movimentos observados no varejo.

Durante a NRF tivemos várias apresentações de como a IA e a utilização de robôs podem trazer soluções para automatizar algumas tarefas e liberar as pessoas para atividades mais relacionais, valorizando a conexão humana como tudo aquilo que é essencial e relevante.

A empresa Tractor Suppy Company, já citada acima, possui câmaras de monitoramento dentro de suas lojas associada a uma IA, chamada Kelly. Sempre que se inicia a formação de filas no caixa, a Kelly automaticamente aciona um outro colaborador para auxiliar no checkout para que o cliente seja prontamente atendido. Dessa forma, ela otimiza seus colaboradores que podem atuar em várias funções ao longo do dia, sempre priorizando o que é mais relevante.

Os modelos de robô e suas inúmeras utilizações são outro sinal de como a tecnologia vem favorecendo esse movimento. Robôs que carregam caixas, plataformas que transportam pallets sozinhas e mãos mecânicas que fritam batatas sem o auxílio de uma pessoa humana são alguns dos exemplos que vimos na NRF e facilmente poderiam ser utilizados em nossos supermercados.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUXILIANDO NA HUMANIZAÇÃO

A Inteligência Artificial se mostrou presente em vários painéis apresentados na NRF, o fato é que ela tem trazido muitas alternativas de contribuir com os processos do varejo.

A IA pode nos ajudar de várias formas a melhorar o relacionamento do cliente com a marca, a partir do melhor entendimento e leitura de seu comportamento registrado através de dados, sendo mais assertivo na estratégia com o maior número de cruzamento e interpretações possíveis desses registros.

O executivo da Ifood contou que a marca utiliza a IA para fazer recomendações pessoais de comidas e restaurantes a partir da análise de dados e comportamento do consumidor, além de usarem assistente de voz e reconhecimento facial em algumas etapas.

A Ulta Beauty foi outra empresa que apresentou o uso da IA para melhorar a experiência do consumidor com sua marca, a partir de seu APP é possível fazer recomendação de produtos para o seu tipo de pele e cabelo, personalizando seu atendimento.

Dessa forma a IA não somente nos ajudar a interpretar nosso banco de dados, como também faz com que essa relação fique mais estreita com informações que nos ajudam na personalização do atendimento.

PERSONALIZAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO

A personalização e à customização são realidade nas principais marcas do mercado, é uma forma que as empresas encontraram de serem únicas para seus clientes, fazendo com que eles também se sintam únicos e especiais para aquela marca.

Mas esse conceito não está ligado somente ao produto, ele tem a ver com as experiências e a interatividade vivida com a marca, tem a ver com a comunicação personalizada no pré e pós venda.

O perfil do consumidor tem mostrando que é importante ter um atendimento rápido, sem atrito, com alternativas práticas e personalizadas.

LOJA FÍSICA GERANDO EXPERIÊNCIAS E CONTEÚDOS RELEVANTES

As lojas físicas ganham relevância na NRF de 2024, além de serem uma materialização do conceito das marcas, hoje elas têm papel fundamental na criação de conteúdo relevante e na geração de experiências engajadoras para seus clientes.

Muitas lojas estão optando por ter espaços de experimentação ou até mesmo estúdios dentro de suas lojas para criação de conteúdos que despertam interesses de um público mais amplo. A venda é consequência de toda essa jornada.

Estamos vivendo a era da participação, onde o cliente interage com a marca e se sente parte dela. Várias lojas visitadas oferecem espaços de experimentação, descontração e temas relevantes para a criação desse vínculo de interesse mais forte pelo consumidor.

CONEXÕES PROFUNDAS – PROPÓSITO E PRINCÍPIOS

A escolha de onde se deve comprar não é mais pautada apenas na marca, é principalmente pautada nos valores e princípios expressos por aquela empresa. Esse comportamento é muito presente na geração Z, que tem uma consciência muito mais clara das suas escolhas, da preocupação com o meio ambiente, com a diversidade e com os valores humanos.

Uma pesquisa apresentada pela FedEx mostra que 75% da geração Z valoriza mais os valores ligados a sustentabilidade do que a própria marca. Esse dado mostra a força que esse comportamento tem para o mercado e o quanto está sendo importante as empresas repensarem seus posicionamentos e deixarem mais claro os seus valores intrínsecos.

REDUÇÃO DE ATRITOS NA JORNADA OMNICHANNEL

O cliente está cada vez mais fluido, ele se relaciona com a marca e quer que ela esteja acessível em qualquer situação, seja pelos meios físicos ou digitais. O fato é que seu comportamento também vem exigindo mais fluidez dos recursos de acesso ao produto, a necessidade de rapidez e solução integral está cada vez mais presente.

A redução de atritos nessa jornada é algo que o varejo vem estudando através de lupa, principalmente quando falamos de meio de pagamento e logística de entrega. Esses processos precisam funcionar de forma automática, não há mais espaço para problemas nesses quesitos, o cliente não está disposto a encontrar esses obstáculos.

Nos modelos de lojas autônomas, como Amazon Go por exemplo, a etapa do pagamento já foi eliminada, e assim é a tendência para os formatos de compra digital ou até mesmo para as lojas físicas.

PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE

As mudanças climáticas e a maior conscientização das novas gerações pressionam o varejo a olhar com mais cuidado para o tema da sustentabilidade.

Pouco se falou sobre ESG, a atenção foi literalmente voltada para a sustentabilidade, que ganha urgência na pauta das organizações.

Ser uma empresa sustentável e que se preocupa com o meio ambiente passou a ser condição básica para ter espaço no mercado.

VISITAS TÉCNICAS

4. AS VISITAS TÉCNICAS

As visitas técnicas têm como objetivo ver na prática, se o que foi mencionado pelos palestrantes na NRF e se as tendências estão funcionando nas operações das
lojas.

Durante a jornada em Nova Iorque, visitamos dezenas de lojas, as quais foram objetos de visitas de todas as delegações que estiveram presentes na NRF 2024, inclusive as próprias visitas guiadas feitas pela NRF.

Verificamos nas vistas e em conversas com os gestores das lojas visitadas, que algumas tendências que foram amplamente divulgadas nos últimos anos, estão incorporadas nas estratégias e nas operações das empresas, tais como:

1.Sustentabilidade;
2.Interação como a comunidade;
3.Personalização;

4.Centralização no cliente;
5.Empoderamento;
6.Experimentação e experiência;
7.Diversidade;

A diferença do Brasil é que por aqui, as empresas varejistas já têm implementadas algumas ações nos temas abordados, porém de forma ainda incipiente e não sincronizada. Desenvolve bem um tema, mas deixa a desejar em outros, enquanto nas lojas visitadas observa-se que todas estão funcionando de forma simples e integrada a rotina da empresa.

Para cada loja visitada fizemos um resumo da operação e colocamos links de
vídeos gravados no local da visita.

4.1 CRATE & BARREL, 881 BROADWAY

Foi uma das lojas que foi visitadas por praticamente todas as delegações internacionais que participaram da NRF 2024. Na loja se verifica que as sete variáveis anteriormente mencionadas estão sendo praticadas de forma simples e
claras para quem visita a loja.

O que diz a marca “Selecionamos inspiração para o lar, conectando o trabalho criativo de artesãos e designers a pessoas e lugares ao redor do mundo.

A Crate and Barrel Holdings é membro do Grupo Otto e emprega 7.500 associados na Crate and Barrel e CB2. Com mais de 100 lojas e franquias parceiras em 9 países, somos um destino internacional de móveis, utensílios domésticos e decoração contemporâneos e modernos que ajudam as pessoas a dar as boas-vindas à vida.

Nossas marcas de estilo de vida oferecem uma vida inspirada por meio de produtos de alta qualidade, designs exclusivos e estilo atemporal – tudo alimentado por ferramentas digitais de design e visualização que fornecem soluções de compras perfeitas na loja e online.

Com uma estética arquitetônica distinta, ambiente de loja experiencial e comunidade on-line, interagimos com nossos clientes por meio de mídias sociais, compras móveis, serviços de design, registro de presentes e muito mais”

Segue o link de um vídeo feito por ocasião da visita a loja: https://youtu.be/35Auni8PIdw

4.2 THE LEGO STORE – 636 5th AVE

Misturando experiências físicas e digitais, a loja foi desenhada para uma experiência de imersão no mundo Lego. Os novos formatos de ponto de venda desbravados por ela deverão ser adotados nos próximos meses em mais de 100
lojas da rede em todo o mundo.

A loja reproduz em peças da Lego toda a cidade de Nova Iorque, ou seja, seus principais prédios, pontos turísticos e até os ratos da cidade são retratados nas peças da Lego. Nova Iorque é a cidade como o maior densidade de rato do mundo, com cerca de 2 milhões de ratos para 8,4 milhões de pessoas. Além disso as informações, do peso, número de peças utilizadas e o tempo que levou para construir cada uma.

A loja oferece uma grande variedade e oportunidade de experimentação de seus produtos. O cliente pode tirar uma foto e com base nela comprar a quantidade de peças suficiente para reproduzir sua imagem em peças da Lego, podendo inclusive fazer alteração de olhos, boca, nariz e outros.

Veja o vídeo que fizemos no local, quando da vista técnica realizada pela nossa delegação na NRF 2024: https://youtu.be/ySGP0sVibF8

4.3 AMERICAN DREAM – 40 WEST 23rd St

O Shopping American Dream: https://www.americandream.com/

Um destino de varejo e entretenimento de classe mundial, o American Dream está redefinindo a experiência do cliente em compras e lazer com uma combinação única de varejo, restaurantes, tecnologia, entretenimento e atrações em um único local.

O American Dream oferece mais de 450 lojas de varejo, alimentos e especialidades, incluindo: o maior parque aquático DreamWorks Water Park totalmente fechado da América do Norte. O shopping tem lojas em operação das principais marcas mundiais. É um complexo que justifica o nome de sonho americano.

O novo conceito de shopping center, que será o novo modelo de negócio dos centros de compra é realmente fantástico. Você passa o dia inteiro no shopping e não percebe que o tempo passou de tantas atrações existentes nas lojas.

Veja o vídeo que fizemos no local, com algumas delas:
https://youtu.be/i65j8P9kCC0

4.4. FAO SCHWARS – 30 ROCKFELLER PLAZA

O que diz a marca: https://faoschwarz.com/

O Homem com uma maravilha infantil

Frederick August Otto Schwarz sonhava com um empório maravilhoso e abundante, cheio de brinquedos extraordinários e únicos de todo o mundo. O seu sonho tornou-se realidade e hoje, como a loja de brinquedos mais icónica do mundo, proporciona maravilha e entusiasmo às famílias há mais de 150 anos.

Mais que uma loja de brinquedos

Uma visita à FAO Schwarz é uma experiência diferente de qualquer outra. Você está no centro da história. Uma aventura grandiosa que desperta a imaginação de todos nós aguarda cada vez que você passa por nossas portas. Ao longo dos anos, continuamos a criar memórias novas e duradouras para gerações de crianças e momentos nostálgicos também para adultos”

Na loja tem um piano que as pessoas tocam os pés, tem um grande leão que ruge e
muitas outras atrações.
Veja o vídeo que fizemos no local quando da visita técnica da nossa delegação:
https://youtu.be/7n4Bh1YS1hg

4.5 SWAROVSKI ON FIFTH 680 5TH AVE

Empresa fundada em 1895, na Áustria, de capital fechado, tem mais de 3.000 lojas, sendo 1.500 próprias e o restante franquia, com operação em 170 países, inclusive no Brasil, com faturamento de cerca de 4 bilhões de dólares e com 35.000 empregados, abrir a sua nova loja conceito na 5ª avenida em Nova Iorque, a qual foi objeto de visita de todas as delegações internacionais que estiveram presente na NRF 2024.

Depois de 125 anos de existência, pela primeira vez, a Swarovski tem um CEO de foram da família que funda a empresa em 1895, uma mulher, que lançou a sua primeira coleção que está presente na nova loja conceito da marca. Na nova loja, está exposto o maior diamante do mundo e o que chama mais atenção é o VM da loja, conforme pode ser visto no vídeo que fizemos na loja na visita técnica realizada com a nossa delegação, através do link a seguir: https://youtu.be/HVAaMd1-jZg

4.6 GLOSSIER STORE, 72 SPRING ST

O que diz a marca: “Antes de lançarmos o Glossier em 2014, começamos como Into The Gloss . Um site e comunidade de beleza dedicado a compartilhar informações reais com pessoas reais, sobre produtos realmente incríveis. Foi onde
percebemos que a beleza não deveria ser construída em uma sala de reuniões – ela deveria ser construída por você. Acreditamos em um design inteligente e no cultivo de conversas, está no centro de tudo o que fazemos – o ponto de partida de todos os nossos produtos de maquiagem, cuidados com a pele, cuidados com o corpo e fragrâncias. Na Glossier, beleza significa celebrar a liberdade de expressão, a individualidade e a diversão”

A loja da Glossier foi uma das mais comentadas na NRF 2024 e visitadas por todas as delegações internacionais. Uma marca jovem que tem como principais clientes as novas gerações (Z e alfa), cujo diferencial mais evidente é a experimentação. Todos os produtos estão disponíveis para experimentação das clientes.

Veja o vídeo que fizemos quando da visita a loja: https://youtu.be/_oIUuyZB7Sg? si=f4nfQ8Ynf5aht4mB.

4.7 SUPERMERCADOS WEGMANS – BROOKLYN

A Wegmans é uma empresa familiar baseada em valores que foi fundada pelos irmãos Walter e John Wegman em Rochester, Nova York. Em 1950, Robert Wegman (segunda geração) tornou-se presidente do conselho até sua morte em Hoje, Danny Wegman (terceira geração) atua como presidente, Colleen Wegman (quarta geração) é presidente e CEO e Nicole Wegman (quarta geração) presidente da Marca Wegman.

Missão: Ajudar as pessoas a viverem vidas melhores e mais saudáveis através de uma alimentação excecional

“Os clientes nos dizem que escolhem Wegmans pelas pessoas prestativas em nossas lojas, pelas deliciosas refeições de nossos chefs e pelos ingredientes mais frescos possíveis. Ao oferecer escolha, qualidade e valor em todos os Corredores,
esperamos tornar a sua experiência de compra um prazer genuíno. Construir relacionamentos e ajudar as pessoas estão no centro do que fazemos”

Foi, sem dúvida uma das lojas mais badaladas nas visitas técnicas realizadas, com tudo que a marca prega funcionado e com percepção clara para quem vista a loja.
Um ponto que chamou a nossa atenção foi a diversidade de pessoas que trabalham na loja, o atendimento dispensado as pessoas e a relação com a comunidade.

CONCLUSÃO

O Big Show da NRF de 2024 foi dos melhores dos últimos anos, com casa cheia, mais de 40 mil pessoas de 104 países, com 2.495 brasileiros presentes. As últimas edições da NRF têm sido pautadas para fazer o básico bem-feito, com foco na melhoria da gestão. O varejo vive um momento de grande racionalização. A inflação alta e os juros em elevação ao redor do mundo encareceram o custo de capital e diminuíram o apetite para investimentos mais arriscados. Assim, iniciativas como o Metaverso ficam em segundo plano e o foco volta a ser para a gestão da loja física, o cuidado com a cadeia de suprimentos e a fidelização dos clientes.

Em 2024, um dos pontos fortes foi a ênfase dada a gestão estratégica do negócio e, quando fala em gestão estratégica, estou falando de missão, visão, propósito, valores e cultura organizacional. Praticamente todos os palestrantes enfatizaram a importância da cultura para a sustentabilidade do negócio e o papel do CEO, que é
o de disseminar a cultura da empresa para dos os colaboradores, principalmente através do exemplo, para obter o engajamento do time para que possa cumprir a missão da empresa.

Outro ponto importante que vimas nas palestras e nas lojas visitadas e o que está sendo feito para melhorar a experiência de compra, através da personalização, experimentação, empoderamento, conveniência, simplicidade e facilidade na hora da compra.

Com relação a tecnologia, o que tem visto nas últimas 2 edições é que o tema está incorporado a estratégia e a operação das empresas, sendo que a Inteligência Artificial é a bola da vez, como ferramenta para melhorar a gestão do negócio em todas as áreas e contribuir com os resultados.

Outro assunto que ganhou relevância em 2024 foi o Retail Media ou Mídia de varejo, como forma de gerar receita não operacional para a empresa varejista, através do uso do seu vasto banco de dados com informações de seus clientes, ou seja, o site do varejista passa ser um local para fazer propaganda de outros produtos ou serviços, sendo remunerado para isso.

Em resumo, os principais temas abordados foram:

  • Missão, Visão e Propósito;
  • Princípios e valores = cultura;
  • Papel da liderança;
  • A importância da cultura da empresa;
  • A importância da Marca;
  • O consumidor no centro de tudo;
  • Inovação;
  • Ominichannel;
  • Lucro vinculado a princípio;
  • Sustentabilidade;
  • Varejo local: relação com a comunidade;
  • Personalização;
  • Empoderamento (cliente e colaborador)
  • Experiencia e convivência
  • Pessoas no centro de tudo

Agora o grande desafio do varejo brasileiro é entender a importância dos temas mencionados e implementar na sua operação, fazendo parte da estratégia do negócio.

Se precisar de ajuda a JTB Consultoria http://jtbconsultoria.com.br/ está preparada para colaborar na implantação dos temas em questão na sua empresa.