UM MAR QUE NÃO PARA DE DAR LUCRO!


Postado por Ótica Revista

A trajetória de Fernando Perri no comando da Vivenda do Camarão é inspiradora, uma vez que ele soube transformar uma crise em uma oportunidade. Em 1984, impedido de exportar camarão e com um contêiner cheio e sem ter o que fazer com o alimento, colocou a sua veia empreendedora à mostra, abrindo um restaurante para servir pratos à base de camarão, em junho de 1984, em Moema, na cidade de São Paulo.

Com o sucesso dessa primeira unidade, logo Fernando Perri inaugurou uma filial nos Jardins, na cidade de São Paulo, igualmente bem-sucedido. Adiante, foi convidado pelo Morumbi Shopping Center, recém-inaugurado na cidade de São Paulo, Fernando Perri abriu a  Vivenda do Camarão Express, a primeira loja de culinária rápida com pratos à base de camarão no Brasil. A partir de 1997, com a marca ingressando no formato de franchising, a Vivenda do Camarão iniciou sua expansão até chegar a mais de 150 lojas, em 2013. Nos anos 2000, as operações da Vivenda do Camarão chegaram a servir 700 mil refeições por mês, em média.

A popularização do cardápio à base de camarão, frutos do mar e peixes entre os consumidores brasileiros é, sem dúvida, a estratégia vitoriosa de Fernando Perri. “Com a expansão de nosso negócio, o povo brasileiro passou a consumir os nossos produtos”, observa. Um líder nato, Fernando Perri soube driblar várias crises econômicas, sempre gerindo o seu negócio alinhado a um planejamento sólido. Em 2017, por exemplo, com o vírus da mancha branca, a alta do camarão e a preocupação em não receber o produto em quantidade que pudesse atender à demanda da rede, a Vivenda do Camarão resolveu investir em fazendas de camarões. E essa medida emergencial garantiu o abastecimento naquela ocasião.

Com unidades próprias e franqueadas, as inovações sempre estiveram lado a lado com a Vivenda do Camarão que, inclusive, abriu novos mercados com produtos no canal de varejo, os pratos congelados, a atuação no atacado, o e-commerce e com a repaginação total da Vivenda em Casa, microfranquia da rede que visa atingir popularizar o camarão em cidades menores em território nacional. Diante de tamanha trajetória, Vivenda do Camarão é, hoje, a maior rede de restaurantes especializada em frutos do mar do Brasil. Possui a certificação para exportação de alimentos prontos para os EUA (FDA) e para a Comunidade Europeia. Recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF durante dez anos consecutivos. Também foi condecorada com o troféu Hors Concours na categoria Restaurante do Prêmio Alshop, por ganhar três vezes consecutivas, pelo voto do consumidor, além de ter ficado em 2º lugar no prêmio cedido pela PEGN no quesito Melhores Franquias do Brasil. Em 2011 recebeu o título inédito de Melhor Franqueadora do Ano, entre todas as categorias, também cedido pela ABF. Em 2017, conquistou o Prêmio ABF + RDI Design, na categoria Ouro, como melhor Visual Merchandising de loja.

Vivenda em Casa, microfranquia da Vivenda do Camarão, é repaginada e apresenta diferenciais ao empreendedor

Eis uma possibilidade de montar o próprio negócio em casa e com algumas vantagens, entre elas as isenções de taxas de royalties e de propaganda

Há algumas oportunidades de negócios em franco aquecimento e com amplas perspectivas de mercado. Alinhada a esse cenário, a Vivenda do Camarão repaginou a Vivenda em Casa, sua modalidade de microfranquia que propicia empreender em home based (atuação em casa), como representante regional da marca e por meio do e-commerce. 

Para quem pretende apostar nessa modalidade, a ampla experiência na área comercial e de vendas, visão para prospecção e abertura de novas carteiras de clientes, abrindo, inclusive, a oportunidade de abrir contas para clientes PJ, conta muitos pontos a favor.

Entre as vantagens oferecidas ao futuro empreendedor, estão:

– O cardápio disponível possui o mesmo rigor dos oferecidos nas lojas tradicionais da rede Vivenda do Camarão e inclui produtos congelados e in natura, como pescados e frutos do mar de alta qualidade, ou seja, a microfranquia entrega “comida de verdade” e sem conservantes artificiais.

–  O e-commerce possibilita ao empreendedor ter uma plataforma a um preço bem acessível e garantir a agilidade nas vendas ao consumidor final, além de que, através da plataforma VTEX, garante o controle de todos os pedidos dos clientes.

– Trata-se de uma microfranquia segura e chancelada pela sólida, respeitada e premiada trajetória da Vivenda do Camarão, uma vez que mantém a alta qualidade dos produtos, com as consagradas receitas próprias comercializadas ao longo de 38 anos de mercado.

– É uma opção de negócio respaldada pelo reconhecimento da rede através de selos de qualidade – o do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que garante a qualidade na produção de alimentos de origem animal pelo Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento do Brasil – MAPA (para manter esse reconhecimento, um fiscal do MAPA inspeciona os processos e produtos da rede em tempo integral); e o selo de qualidade aprovado pela FDA americana, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, comprovando o absoluto controle de qualidade dos alimentos comercializados pela rede.

Em 2022, Vivenda em Casa prevê a abertura de 100 lojas distribuídas em cidades litorâneas e no interior de São Paulo; no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

Raio X da microfranquia

• Investimento inicial (inclui taxa de franquia, capital de giro e estoque): de R$ 60 mil

• Royalties: não cobra taxa

• Taxa de propaganda: não cobra

• Faturamento médio mensal: em torno de R$ 45 mil

• Lucratividade média mensal: em torno de R$ 5 mil por mês

• Retorno de investimento: 12 a 24 meses

Saiba mais:

https://www.vivendadocamarao.com.br/microfranquia