A mudança de percurso e o sexto sentido foram fatores determinantes para a carreira e formação do chef Daniel Aquino, que há nove anos encanta os hóspedes do Unique Garden, hotel localizado no interior de São Paulo, com suas invenções gastronômicas.
No ano de 2001, já com passagem comprada para França, foi a capa de uma revista de gastronomia que falava sobre a revolução da cozinha Espanhola que chamou sua atenção. Muito atraído pelo conteúdo, foi nesse momento que colocou como meta trabalhar ao lado do chef que criava aquelas receitas encantadoras.
Seguindo sua intuição, mudou a passagem e roteiro de uma viagem já planejada para a Espanha, onde estudou na Escola de Gastronomia Bell’Art, em Barcelona. No 3º ano do curso foi convidado pela Universidade para estagiar como chef de cozinha ao lado de Michel Brás, no Restaurante Le Suquet, em Laguiole, França. A experiência foi muito gratificante e importante para sua carreira, já que Michel é um dos precursores do conceito “farm to table”, que Daniel aplica fielmente hoje no Unique Garden.
Durante esse período, fez cursos de pós-graduação em alta cozinha criativa e alta cozinha executiva pela Universidade de Barcelona. Seu objetivo se concretizou quando estagiou, de 2007 a 2009, com o renomado chef Ferran Adrià no concorrido restaurante catalão El Bulli, de onde vem muito da sua inspiração. Depois de uma vivência de sete anos no exterior, passando por cozinhas da Bélgica, Itália e Portugal, Daniel volta ao Brasil com uma bagagem gastronômica ímpar e hoje comanda os três restaurantes do Unique Garden: Kitanda, Chez Victor e Ralais Jardin.
Quando voltou ao país, em 2010, atuou por um tempo como “personal chef” cozinhando para grupos fechados de clientes. Durante esse período deu aula de gastronomia no Senac de Pernambuco, Unochapecó e UniSantos. Daniel avalia sua trajetória baseada em momentos de muito empenho e aprendizado, mas que ainda não terminou. A cozinha não é algo exato, cada prato é um novo prato; essa é a graça de sua profissão. Em 2011 iniciou a sua carreira no Unique Garden.
Sua relação com o hotel é muito especial, já que foi cuidadosamente indicado por hóspedes habitués que frequentavam o hotel, e hoje é ele quem cuida e mima cada um deles. A ideia é que sim, olhem o cardápio, mas realizem seus desejos. Se estiverem com vontade de algum prato ou ingrediente específico, Daniel e sua equipe cuidarão disso, sempre com opções criativas ou balanceadas e com ingredientes cultivados na horta própria.
De 2018 a 2019 decidiu dar um tempo para respirar, reciclar e voltar cheio de novas ideia e inspirações. A forma que ele mais gosta de fazer isso é viajando e foi aí que visitou diversos países nórdicos, além de Itália e Inglaterra. Conheceu muitos restaurantes e explorou a cozinha sustentável, grande fenômeno fora do Brasil, mas que ainda está engatinhando. Muitas vezes, mesmo como cliente, chegou a ir para cozinha e elaborar pratos impecáveis, encantando a todos pelo domínio do conteúdo. Isso foi algo muito simples, afinal, é exatamente o que ele faz no Unique Garden.
Durante esses anos no Unique Garden, foi responsável por reformulações como: investimento e capacitação de funcionários, gerando assim emprego na região; criação de uma confeitaria com identidade própria e uma padaria artesanal, pontos fortes e marcantes do hotel. Foi responsável ativamente pelo processo de implantação do selo Green Kitchen, concedido pela Fundação Para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), que reconhece projetos de restaurante com altos padrões de qualidade, com base no trinômio da ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade.
Hoje o objetivo do chef é tornar a cozinha do hotel 100% sustentável, e já está trabalhando para isso.
Fonte: Assessora de Imprensa – Press Advisor