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“Ao longo dos últimos anos, as estratégias de Marketing, sejam elas online, sejam offline, foram todas voltadas para os segmentos B2B (business to business) e B2C (business to consumer) e um de suas deficiências é que elas não humanizavam o processo de compra e venda. O foco delas é sanar uma necessidade de negócio. O marketing H2H leva em consideração pessoas e suas relações humanas. Pensando que as empresa são constituídas de pessoas, não há como negligenciar essa estratégia – resumindo, é o toque humano no Marketing Digital”. (RockContent, 2019)
Humanizar as estratégias de marketing significa intensificar e individualizar o contexto dos serviços e produtos envolvidos no marketing. O Marketing H2H (human to human em inglês) significa criar um relacionamento baseado na lealdade de clientes e não apenas remeter a uma compra ou fidelizar que conhecemos. É uma abordagem mais certeira de engajamento de clientes.
O H2H é importante para gerar engajamento dos potenciais clientes e da marca.
É por meio da humanização dos negócios que a empatia encontra contextos para que a empresa consiga se aproximar o suficiente de seu comprador ideal a ponto dele se decidir por ela.
O método H2H é mais valorativo em relação ao B2B e B2C porque seu alcance pe maior e seu resultado tende a aparecer mais rápido. Como ele permite que haja uma proximidade maior entre as relações de negócios, as decisões podem ser tomadas com mais agilidade do que nas outras estratégias. Para essa abordagem a qualidade da conversa é muito mais importante do que a quantidade.
A empatia, a valorização do atendimento personalizado e a identificação do consumidor com os produtos e serviços fazem o marketing humanizado gerar a lealdade e como fator determinante na relação entre cliente e empresa. As informações devem ser verdadeiras e comprovadamente diferenciadas dos concorrentes, de forma que o cliente crie vínculos expressivos com a empresa. Não podemos deixar de enfatizar que para isso a humanização nas relações da empresa são fundamentais para que a equipe transmita isso ao cliente.
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Matéria publicada na Ótica Revista – ed 421, por Milene Muñoz