O marketing está em constante processo de mudança. Mudam-se hábitos de consumo, consumidores e formas de interação em vendas e processos decisórios. A nova Era do Marketing está mais interativa pela tecnologia e exigindo mais recursos em seus processos. Ao mesmo tempo, com tantas inovações tecnológicas, é crescente a humanização e a empatia em relação ao consumidor.
A nova fase do Marketing é a denominada 5.0, com base nas novas tecnologias e modelos de negócios ágeis para os desafios dos novos tempos que estamos vivendo. Cada fase do Marketing é um complemento da anterior e são aplicadas com o intuito de ampliar possibilidades junto ao mercado e seus consumidores.
Para entender essa nova fase, precisamos rever os conceitos anteriores.
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Conceito de Marketing 5.0
“No marketing 5.0 queremos reconhecer as novas ferramentas digitais que os profissionais de marketing usarão cada vez mais. Inteligência artificial (IA) e algoritmos, automação de marketing, robótica, sensores e Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada, processamento de linguagem natural (Siri, Alexa), chatboxes, neuromarketing e ciência cerebral”. (KOTLER, 2020)
As novas tecnologias se fazem presentes no dia a dia das lojas, sejam físicas ou virtuais. Seja o app de acesso para novos produtos e serviços de fornecedores, a interação com as redes sociais, a forma de vender e receber pedidos além da adaptação à nova realidade da pandemia.
O Marketing 5.0 tem como foco, a mudança cultural pela qual o mercado está passando. Consumidores estão cada vez mais atentos com os valores das marcas e se preocupam em consumir de empresas com que se sintam conectados. Valores humanos como justiça, responsabilidade social e ambiental, são considerados importantes e o público espera que estes se refletem nas ações e comunicação das marcas. O público entendeu o valor que tem para as marcas e usarão isso em favor das mudança. Empresas que ignoram a necessidade do público de se sentirem amparadas em meio ao cenário em que vidas são perdidas terão menos espaço. Por outro lado, aquelas que acompanharem as mudanças e se adaptarem podem encontrar um terreno fértil para crescimento no pós-crise.(fonte: www.digimax.com.br)
E mesmo em tempos de saltos tecnológicos, a necessidade de humanização e entender mais as necessidades e desejos dos consumidores é um fator diferencial ( e repare que em todas as fases do marketing é notória a importância do consumidor e estudos relacionados ao comportamento do consumidor).
O Marketing 5.0 é mais sensorial e valorativo. Focado na preocupação com o engajamento do coletivo, através das redes e ações sociais e a amplitude das possibilidades de adaptação pela escassez de recursos. Hoje temos mais recursos tecnológicos porem cada vez menos recursos ambientais. Os valores como empatia, resiliência, criatividade e flexibilidade são os principais conceitos para um marketing mais valorativo, o sensorial entra com o neuromarketing e a inteligência artificial em proporcionar ações de marketing mais direcionadas.
Como trabalhar a prática do Marketing 5.0
“Busca atingir o lado emocional dos consumidores. Converte os consumidores em embaixadores da marca. Apoia causas justas, demonstra responsabilidade social e ambiental corporativa. Utilizar o Marketing sensorial para chegar os cinco sentidos do consumidor.” (Daniel P. Serrano – portal do marketing).
Experiências sensoriais e técnicas de vendas voltadas ao bem estar do cliente, dentro de uma anamnese mais detalhada sobre hábitos de consumo e valores para os consumidores. Avaliar mais a fundo os tipos de serviços prestados, além dos produtos ofertados, que haja uma combinação entre eles voltadas ao que é melhor ao cliente, pela escolha dele em virtude da oferta de mercado. E dos diferenciais que podem ser feitos em relação a isso.
Trabalhar a rede social voltada à exposição de produtos, serviços e diferenciais (layout da pagina, marca e fotos). Manter atualizados dados do cliente, com a analise dos produtos e serviços adquiridos. Usar algoritmos para analise de dados relevantes de mercado e amplitude da gama de serviços. Preparar a equipe de colaboradores para uma linguagem focada na experiência do cliente e seus sentidos, além da atualização sobre recursos tecnológicos.
Para saber mais acesse:
- http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/O_que_e_Marketing_5_0.htm
- https://www.digimaxbrasil.com.br/pandemia-e-marketing-5-0
- https://www.agenciacrow.com.br/blog/post/o-marketing-50-esta-mudando-forma-de-se-comprar-e-vender
![](https://oticarevista.com.br/imagens/2021/03/assinatura-Milene-1-1024x256.png)