Massagem Desportiva


Postado por Ótica Revista

A prática esportiva, amadora ou profissional, é uma verdadeira fonte de inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, sendo recomendada para a manutenção de uma boa qualidade de vida.

A dor muscular pós-treino é uma reação do organismo. Ela se apresenta quando iniciamos uma atividade esportiva, mudamos de treino, aumentamos a carga nos exercícios, ou quando fazemos grandes esforços físicos. Esse tipo de dor normalmente ocorre de 4 a 6 horas após o treino. Ela pode aumentar até atingir o seu pico entre 24 e 48 horas. Pode persistir por 3 a 5 dias.

A Massagem Desportiva é direcionada aos atletas em período pré ou pós treino e se destina à diferentes finalidades.

No pré-treino, o objetivo é preparar e aquecer a musculatura, aliviar possíveis dores, câimbras e contraturas, amenizar inflamações e aumentar a mobilidade articular. Dessa forma, o treino efetivo pode ser mais longo, com menores riscos de lesões e normalmente com melhora nos índices de rendimento e performance do atleta.

É uma massagem tonificante e estimulante. É aplicada através de movimentos rápidos que promovem a hiperemia local.  Consequentemente excita o sistema nervoso central, gera uma sensação de confiança e auxilia na concentração.

Durante o atendimento, a Aromaterapia e o uso de óleos essenciais podem potencializar os efeitos benéficos da massagem pré-treino.

O uso dos óleos essenciais e vegetais não é algo novo no meio esportivo. Os atletas gregos do passado já utilizavam esses óleos em massagens para preparar e relaxar os seus músculos. Os óleos essenciais, em sinergia com os óleos vegetais, podem ser utilizados tanto na fase de aquecimento quanto na fase de recuperação física, após o esforço.

Os óleos essenciais não somente tratam as lesões esportivas, como também aliviam dores, melhoram a circulação e ajudam a manter a musculatura tonificada.

Blend para massagem pré-treino:

  • Eucalipto 4 gotas
  • Alecrim 4 gotas
  • Tangerina 4 gotas
  • Hortelã Pimenta 4 gotas

Diluir em 2 colheres de sopa de óleo vegetal à sua escolha

Aplique o óleo em movimentos circulares até a absorção completa do óleo na pele.

No pós-treino, a Massagem Desportiva é uma grande aliada na recuperação muscular.

A massagem feita após os exercícios aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e acelera o processo de remoção de substâncias químicas inflamatórias, responsáveis pela dor. Ela também ajuda a aliviar dores, inchaços e contribui para a restauração progressiva do comprimento e da mobilidade dos músculos, reduzindo a rigidez dos mesmos.

Movimentos repetitivos, sobrecargas, impactos e o excesso de esforços físicos podem provocar processos inflamatórios. Estamos falando de micro lesões com rompimento de fibras, que causam dores, cansaço, e eventualmente, formação de  pontos gatilhos (aqueles nódulos musculares), que dificultam a oxigenação e nutrição do tecido e favorecem o aparecimento de lesões.

Quando alguém realiza um esforço físico, o organismo “queima” glicose (na presença do oxigênio proveniente da respiração) que está armazenada em seu corpo.

Se a intensidade do exercício estiver além do que o atleta está condicionado a fazer, a queima da glicose através do oxigênio não será suficiente e o organismo passará a queimar a glicose sozinha. Essa reação solitária produz o ácido lático, que é um dos causadores das dores musculares. O melhor procedimento para evitar a sua formação é, ao final do esforço, praticar outro exercício de menor intensidade por alguns minutos. O treino de recuperação realizado no dia seguinte também ajuda a desintoxicar a musculatura porque uma parte do ácido lático (que também pode servir como fonte de energia) passa a ser queimada.

Blend para massagem pós-treino:

  • 10 gotas de Óleo Essencial de Copaíba
  • 10 gotas de Gengibre
  • 4 gotas de Óleo Essencial de lavanda
  • 3 gotas de Óleo Essencial de Manjerona

Diluir em 100mL de óleo vegetal de Copaíba

Aplique o óleo em movimentos circulares até a absorção completa do óleo na pele.

Outras técnicas, além da Massagem Desportiva, podem auxiliar na performance de atletas. Dentre elas, temos a Liberação Miofascial que é aplicada através de manobras lentas e contínuas, com a aplicação de maior pressão em pontos específicos do corpo. Ela pode ser feita com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e/ou pistola de liberação. Essa técnica diminui a tensão na fáscia, auxilia no tratamento da dor muscular e da rigidez e melhora a flexibilidade, a mobilidade articular, a circulação sanguínea e o rendimento de quem a recebe.

Fazer alongamentos (no pré e no pós-treino) é prática fundamental para o bom desempenho físico e para a respectiva recuperação muscular. Melhora a circulação, ajuda a reduzir o risco de lesões futuras, corrige problemas musculoesqueléticos e aumenta a flexibilidade e a mobilidade.

As compressas geladas também podem ajudar no alívio das dores musculares, pois reduzem o inchaço e a inflamação local e aceleram a recuperação de micro lesões.

Dormir bem

A qualidade do sono é um dos principais aspectos que deve ser considerado para um bom condicionamento e recuperação muscular. O repouso noturno restaura os níveis de energia, ajuda no restabelecimento da musculatura e facilita a estabilização do corpo.

THAU SOUL SPA

Por Karina Yukari Moreno

karina@thaisoul.com.br

11 93245-0191